Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2019 Número 1623 Ano 87

Federação Espírita do Paraná 108 anos de lutas e conquistas

agosto/2010

Na memorável data de 24 de agosto de 1902 nascia a Federação Espírita do Paraná, a nossa FEP.

Era uma época de muitos conflitos internacionais. Iniciava-se o Século XX sob enormes e angustiantes expectativas. As nações industrializadas faziam a corrida armamentista, em ritmo de ódio, arquitetando a I Grande Guerra Mundial que eclodiria em 1914.

O Brasil sofria duras influências desse estado caótico. Numa república recentemente proclamada, Rodrigues Alves assumia, em 1902, as rédeas políticas, econômicas e sociais do País.

A Guerra de Canudos, no sertão da Bahia, consumira milhares de vidas e deixara um saldo de perturbações difíceis de administrar.

No campo doutrinário, Bezerra de Menezes, desencarnado em 11 de abril de 1900, deixara o Movimento Espírita órfão de liderança a nível nacional.

O Paraná, próximo à capital federal, o Rio de Janeiro, enfrentava os tumultos e as dificuldades inerentes a essas situações.

Mas, diferentemente do que poderia ocorrer, os espíritas residentes em Curitiba, sob a liderança de José Lopes Netto, após sucessivas reuniões, sob intenso entusiasmo, decidem fundar a Federação Espírita do Paraná, abrindo picadas de luz no pantanoso terreno das sombras humanas.

Passados 108 anos, a FEP, após lutas contínuas, fez conquistas extraordinárias. Hoje, ela é uma das mais notáveis referências do Espiritismo no planeta.

Possui um prédio amplo onde funciona a Diretoria Executiva, no centro da cidade.

Tem também uma biblioteca com milhares de exemplares. Virtualizada, está ao alcance de todos.

Seu jornal “Mundo Espírita”, com moderna configuração gráfica, circula pelos Estados brasileiros, há 78 anos, ininterruptamente.

“Momento Espírita”, programa radiofônico, é sucesso absoluto, retransmitido em cerca de 210 emissoras de rádio pelo país.

A Escola Profissional Maria Ruth Junqueira já formou mais de 150.000 pessoas ao longo de sua existência iniciada em 1961.

Há ainda os Centros de Educação Infantil Josefina Rocha, Bezerra de Menezes e Mariinha, dedicados à assistência de crianças carentes.

Para a segura divulgação da Doutrina Espírita, a FEP criou e mantém a livraria “Mundo Espírita”, a Editora FEP e o programa televisivo “Vida e Valores”.

A Fundação Hidelbrando de Araújo, administrada pela FEP, promove um expressivo volume de atividades voltadas para a educação de jovens.

O Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro possui projeção e reconhecimento na área de saúde mental, em todo o país.

Incansável, prossegue com seu bem elaborado plano de expansão. O Centro de Treinamento Lins de Vasconcellos, um espécie de fazenda-modelo, está destinado à formação de voluntários nas mais diversas áreas de atuação espírita.

Palestras e entrevistas estão virtualmente à disposição em seu site.

A Federação Espírita do Paraná tem sido um pouso de amor a serviço da espiritualização do ser humano, esperando a sua participação.

Assine a versão impressa
Leia também