Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Evangelização: Estudo e Vivência do Espiritismo

maio/2008

“Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Não sabemos como dar esses qualificativos aos que julgam “a priori”, levianamente, sem tudo ter visto; que não imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento indispensáveis. Ainda menos saberíamos dá-los a alguns que, para não decaírem da reputação de homens de espírito, se afadigam por achar um lado burlesco nas coisas mais verdadeiras, ou tidas como tais por pessoas cujo saber, cujo caráter e convicções, lhes dão direito à consideração de quem quer que se preze de bem-educado. Abstenham-se, portanto, os que entendem não serem dignos de sua atenção os fatos. Ninguém pensa em lhes violentar a crença; concordem, pois, em respeitar a dos outros.”

O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. (…)”.

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Capítulo VIII-Introdução

Quando lemos estas considerações de Kardec, na introdução do Livro dos Espíritos, ficamos a nos perguntar se a evangelização infanto-juvenil, também está associada a esta questão do estudo da doutrina, levantada pelo codificador?

Tem a evangelização da casa espírita a tarefa de levar o conhecimento da doutrina espírita para crianças e jovens, ou é apenas sua incumbência a transmissão da moral e do bem proceder?

Em verdade, não conseguimos imaginar as aulas de evangelização de criança e jovens sem o conhecimento espírita. Neste espaço de algumas poucas horas semanais, tem o evangelizador, a oportunidade de falar a respeito dos caracteres do homem de bem, mas também falará do porquê da vida, do porquê do sofrimento, das desigualdades humanas, da mediunidade, da vida após a morte, da reencarnação.

É dever do evangelizador, estudar o Espiritismo com as crianças e jovens, dando-lhes a oportunidade de entrar em contato com as belas e profundas mensagens dos vários autores espirituais, que esclarecem suas dúvidas de forma clara e objetiva, e prepara as almas para a vivência evangélica no mundo.

O Espiritismo, estudado nas salas de evangelização, transforma os jovens corações em verdadeiros espíritas – porque é impossível compreender e viver uma doutrina tão profunda e ao mesmo tempo tão abrangente sem conhecer seus ensinos básicos.

Conhecer, estudar o Espiritismo – seus preceitos que esclarecem e consolam – seus ensinos mais profundos, que fortalecem a fé, refletir demoradamente em torno das ilusões e das utopias do mundo para que na etapa seguinte, vivenciando-o não fujamos às responsabilidades adquiridas pelos nossos atos.

Assim, o conhecimento da Doutrina Espírita servirá de precioso adubo; e a centelha Divina, em forma de vida, residindo no interior de cada semente, desabrochará e far-se-á visível na qualidade de seus frutos, de acordo com as suas possibilidades.

Preparar as mentes infanto-juvenis à luz da evangelização espírita é a melhor programação para uma sociedade feliz e mais cristã.

Departamento de Infância e Juventude

 

Formação de Evangelizadores no CEPE

 

Evangelização de qualidade, com evangelizadores preparados para a tarefa. Esta é uma das metas do Departamento de Infância e Juventude.

E para chegar a este objetivo, o departamento iniciou a partir do mês de Abril o Curso para Formação de Evangelizadores, no CEPE – Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas, da FEP.

O curso é destinado à você que já trabalha com a evangelização infanto-juvenil e tem muitas dúvidas e também àqueles que desejam preparar-se para no futuro abraçar a tarefa.

Com encontros mensais, em clima de descontração, alegria e participação de todos, serão estudados vários assuntos que compreendem o universo da evangelização dentro da Casa Espírita.

O primeiro módulo apresentado por Karina Greca e Elizabeth Choinski, contou com a participação de cerca de 80 pessoas, e tratou do tema: Fundamentos da Educação. O segundo módulo: A Pedagogia de Jesus, será ministrado nos dias 8 e 9 de Maio.

Para inscrever-se gratuitamente é fácil. Basta ligar em horário comercial, para a Federação Espírita do Paraná – fone: 3223-6174.

Assine a versão impressa
Leia também