Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

ENCORAJE – Encontro Regional de Amigos Jovens Espíritas

abril/2009

Nos dias 21 a 23 de Fevereiro de 2009, realizou-se o VI ENCORAJE na cidade de Cascavel, sob a coordenação da 10ª URE, o qual teve como Tema: Revue Spirite in Foco.

No Encontro participaram jovens das cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Palotina, Toledo, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Dionísio Cerqueira-SC, no total de 98 jovens inscritos. Ainda tivemos a participação especial da Diretora do DIJ da FEP, Tatyanna Braga de Moraes.

Em torno de 30 a 40 trabalhadores colaboraram na coordenação doutrinária, na equipe da cozinha e no apoio logístico.

As atividades deste ano nas oficinas foram desenvolvidas com o objetivo de divulgação da importância da Revista Espírita em nossos estudos da Doutrina Espírita. Os 12 volumes, de 1858 a 1869 foram divididos em 03 anos para cada oficina. Assim, as equipes percorreram as 04 oficinas e estudaram textos selecionados para reflexão, sob a análise de Allan Kardec à luz do Espiritismo.

O desenvolvimento dos trabalhos se dividiu em atividades doutrinárias e atividades de integração/recreação das equipes: Exposições doutrinárias, estudos, música, noite artística, jantar temático, cinema e apresentação dos trabalhos dos grupos.

Este ano em homenagem a 10ª edição do Encontro foi lançado o Jornal Mundo Encoraje, elaborado pelos jovens, com material das edições anteriores, fotos, entrevistas, regimento interno e outros. No encerramento dos trabalhos os jovens ouviram algumas palavras de incentivo para os estudos da doutrina (pelo celular no viva-voz), do professor Cosme Massi.

Depoimento de Uiara K. Bardemaker, de Foz do Iguaçu: “Assim como não temos palavras para definir muitas coisas nesse planeta, é muito difícil transpor em palavras quão significativo e importante é o Encoraje para a Juventude. Os sorrisos, as lágrimas de emoções. São dias em que provamos o amor, igualdade e mocidade da forma mais pura possível. As amizades, reencontros, conversações e aprendizado misturam-se a uma energia suave e proveitosa por todos. O Encoraje desse ano, com o conhecimento um pouco mais profundo da Revista Espírita, me despertou não só o interesse pela leitura da mesma, como também me abriu asas à imaginação e formulação de vários projetos que envolvam essas informações. E essa é a meu ver a meta de todos os jovens ali presentes, ampliar o círculo de boas amizades verdadeiras e se inspirar na tarefa espírita. E indubitavelmente a humanidade sofreria uma drástica mudança se todos os jovens do mundo pudessem participar de um encontro como esse. Se no lugar do culto ao carnaval, todos provassem de um encontro como o Encoraje, o mundo mudaria muito. É Importante que encontro como esses continuem sendo realizados, pois só quem teve a oportunidade de estar lá presente sabe a importância do trabalho que cada um desempenha lá. Obrigada a todos que organizam esse encontro tão edificante e doutrinário. A todos que, como pudemos observar se dedicaram de corpo e alma na tarefa e desenvolvimento desse espetáculo que foi e é o Encoraje”.

 

Assine a versão impressa
Leia também