Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Encontros Regionais de Juventudes Espíritas do Paraná

É chegada a hora. Por que te deténs?

maio/2016

ENCONTRO DE JUVENTUDES ESPÍRITAS – ENJUVESP

Foram sessenta e seis jovens e sessenta e um trabalhadores da Inter-Regional Noroeste, que integraram o ENJUVESP, em sua 10ª edição. Sob a coordenação de Sandra Della Pola, com base na obra Paulo e Estêvão, do Espírito Emannuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, teve início no dia 6 de fevereiro, encerrando-se no dia 8, nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão.

O Encontro adotou como objetivo geral: Levar o jovem a refletir sobre seu programa reencarnatório, compreendendo-se como protagonista na construção da Nova Era e seu compromisso com a Doutrina Espírita.

A participação dos jovens, especialmente considerando as reflexões e questões propostas pela coordenadora, alcançou o objetivo, reforçada pela produção da Carta Aberta, em que verbalizaram seus aprendizados, avaliados como condizentes com a temática do evento.

Neusa Ciriaco Coppola.

 

ENCONTRO REGIONAL DE AMIGOS JOVENS ESPÍRITAS – ENCORAJE

O 13º ENCORAJE reuniu, de 6 a 8 de fevereiro, na AGROTEC, em Cascavel, uma centena de jovens corações da região Oeste do Estado, dispostos a refletir sobre a mensagem e exemplificação do Apóstolo Paulo, associando-as com as renúncias necessárias, na atualidade, para servir ao Mestre Jesus.

Foram dias de muita alegria, introspecção, autoconhecimento e autoiluminação, nos quais, através de encenações, vídeos, leitura e discussão de textos, bem como dinâmicas vivenciais, os jovens fizeram uma viagem no tempo para assistir aos encontros memoráveis de Jesus com Maria de Magdala e com a samaritana. Puderam ainda assistir ao diálogo de Jesus com Joana de Cusa e testemunhar o conflito existencial do Jovem Rico, no momento da decisão mais importante de sua vida.

O Regimento do ENCORAJE, uma produção cinematográfica sempre esperada e muito apreciada pelos participantes, este ano contou com a participação de equipes de sete Casas Espíritas na elaboração do roteiro e da encenação, o que facilitou ainda mais a integração.

Além das atividades doutrinárias, os jovens assistiram ao filme Magia além das palavras, que retrata a inspiradora vida da escritora inglesa J.K. Rowling, criadora de Harry Potter.

A Arena Jovem, um espaço de interação e aprendizado, foi compartilhada pelos jovens, coordenadores e demais trabalhadores, num clima de saudável e integrada descontração.

No encerramento, lágrimas de emoção, gratidão e esperança.

O ENCORAJE mereceu reportagem televisiva da TV Globo, levada ao ar no dia 9 de fevereiro.

Claudemir e Stela Desto.

ENCONTRO ESPÍRITA DE VERÃO – EEV

O 11º EEV aconteceu, nos quatro dias dos feriados de carnaval, reunindo cento e quarenta e dois jovens espíritas, treze crianças e oitenta e dois trabalhadores, de trinta e nove Centros Espíritas, da Inter-Regional Leste, no Recanto Lins de Vasconcelos, em Balsa Nova/PR.

Tomando como base o exemplo de vida de Maria de Nazaré, os participantes puderam se expressar através de diversas formas de arte, e refletir em grupos de estudos, divididos por faixa etária, sobre sua própria conduta perante os desafios na atual fase de transição.

As atividades foram realizadas através de dinâmicas, possibilitando vivências e, com o instrumental fornecido pela Doutrina Espírita, maior percepção da responsabilidade individual na construção do mundo de regeneração.

Novas amizades, reencontros, música, teatro, poesia!

Uma vez mais, o EEV deixa saudades nos corações dos participantes!

 

CONFRATERNIZAÇÃO DE MOCIDADES ESPÍRITAS DE LONDRINA – CONMEL

A 20ª CONMEL, em Londrina, de 6 a 9 de fevereiro, contou com sete dezenas de jovens e quarenta trabalhadores da Inter-Regional Norte, no Lar Anália Franco.

A Confraternização possibilitou a reflexão da Doutrina Espírita através dos grupos de estudo e das oficinas, objetivando o esclarecimento dos princípios básicos do Espiritismo para alicerçar o confraternista nas suas escolhas e decisões para o bem.

Participaram as cidades de Londrina, Apucarana, Rolândia, Ibiporã, Faxinal e Cambé.

Contou com a CONMEL Retrô, uma noite de reencontro de gerações entre os idealizadores do encontro e os jovens participantes, conhecendo um pouco mais sobre a inspiração e luta para a realização da 1ª Confraternização, em 1994.

A proposta de mostrar ao jovem que o tempo é chegado e não podemos nos deter para o trabalho do Cristo, foi evidenciada nas discussões e avaliações.

Foram momentos de muita alegria, emoções e estudo.

Assine a versão impressa
Leia também