Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2018 Número 1613 Ano 86

Encontros Regionais de Juventudes Espíritas

maio/2018

CADA PASSO QUE SE DÁ

Abra seus olhos

Prá tudo que você tem agora

Veja o despertar

De uma nova aurora

Basta apenas começar

 

E acreditar

Que só se caminha pra frente

Que a bênção

Sempre se fará presente

Prá cada passo que se dá

 Música tema do 1° Encontro de Juventudes Espíritas da Inter-Regional Leste
Ana Valéria Ceregato e Bruno Chaves

 

Nesta edição, apresentamos os Encontros das Inter-Regionais Leste, Norte e Oeste.

O tema central: 150 anos de A Gênese: o jovem espírita construindo a Nova Era foi trabalhado de maneira criativa, profunda e cativante para despertar nos jovens participantes o interesse por essa obra básica.

 

Encontro de Juventudes Espíritas da Inter-Regional Leste – ENJUL

Foi a primeira edição. Aconteceu de 10 a 13 de fevereiro, em Ponta Grossa. Lágrimas de emoção, vontade de querer acertar, expectativa para o início. Foi nesse clima que a equipe de trabalhadores recepcionou os jovens, de 12 a 21 anos, que entravam para a História como os pioneiros desse encontro.

A abertura contou com os presidentes das UREs: Edson Luiz Wachholz (2ª região) e Antônio Carlos Kühl (3ª região), enquanto o 1º vice-presidente da Federação Espírita do Paraná – FEP, Luiz Henrique da Silva, realizou a palestra inicial, apresentando um panorama geral de A Gênese – os milagres e as predições segundo o Espiritismo.

Os grupos de estudos denominados Caridade, Fraternidade, Solidariedade e Progresso trabalharam reflexões interessantes sobre o capítulo XVIII de A Gênese.

Para o encerramento, Luís Maurício Resende, membro do Conselho Federativo Estadual – CFE, relembrou sua trajetória como espírita, sua participação na juventude de encontros semelhantes, que fizeram toda a diferença nas suas escolhas. Suas palavras foram de estímulo aos jovens à frequência à Casa Espírita e ao estudo da Doutrina Espírita, de tantos benefícios.

As atividades foram concluídas em clima de gratidão a Deus pela oportunidade do Encontro. Os mais jovens saíram encantados, preparando-se para o próximo; aqueles que não poderão mais vir como participantes, se oferecendo como trabalhadores, no intuito de continuidade da semeadura iniciada neste ano de 2018.

Tatyanna Braga de Moraes

Encontro Regional de Amigos Jovens Espíritas – ENCORAJE

 Excepcionalmente, foi realizado nos dias 30/31 de março e 1º de abril, envolvendo jovens e trabalhadores das UREs 10ª (Cascavel), 13ª (Foz do Iguaçu) e 17ª (Palotina).

Vários temas contidos na obra celebrada foram trabalhados nas oficinas Deus, Origens, O bem e o mal, Fluidos e Nova Era, através de exposições dialogadas, encenações, vídeos, leitura e discussão de textos e dinâmicas vivenciais.

Foram dias de muita alegria, introspecção, estudo, autoiluminação e fortalecimento de laços. Na noite artística, houve apresentações belíssimas dos participantes.

Além disso, o jantar temático Pluralidade dos Mundos Habitados, os momentos musicais e a Noite do Jogo trataram de temas contidos em A Gênese, proporcionando reflexão e conhecimento de forma lúdica.

Ao final, o projeto O mundo precisa de nós levou os jovens a definirem propostas de ação coletiva que serão executadas ao longo do ano, em suas Casas Espíritas, auxiliando a construir o mundo de regeneração.

 Stela Desto

 Confraternização das Mocidades Espíritas em Londrina – CONMEL

Foi no Lar Anália Franco, em Londrina, entre 10 e 13 de fevereiro, com oitenta e cinco jovens e trinta trabalhadores, das UREs 4ª (Santo Antônio da Platina), 6ª (Apucarana) e 16ª (Londrina).

Vindos de Apucarana, Arapongas, Cambé, Faxinal, Ibiporã, Rolândia, Santo Antônio da Platina e da cidade anfitriã, em oficinas, gincanas, grupos de estudo, os participantes debateram a respeito das ações de protagonismo juvenil e confraternizaram, principalmente na noite cultural, em que se apresentaram músicos espíritas londrinenses.

A CONMEL finalizou com um novo compromisso: o Projeto AnimaLar, com o objetivo de proporcionar acolhimento, integração e aprendizado através de dinâmicas e atividades pautadas em princípios espíritas para lares infantis,  projeto idealizado pelos jovens.

 Guilherme Carvalho Ferreira

Assine a versão impressa
Leia também