Jornal Mundo Espírita

Abril de 2019 Número 1617 Ano 87

Encontros de Juventudes Espíritas das Inter-Regionais

abril/2019

No período de 2 a 5 de março, cinco das seis Inter-Regionais promoveram os Encontros, trabalhando o tema A Vida no Mundo Espiritual – 75 anos da obra Nosso Lar.  A Inter-Regional Oeste optou pela realização no mês de abril.

Nesta edição, alguns detalhes de três deles. Em próxima edição, teremos outros dois.

 

 Encontro de Juventudes Espíritas da Inter-Regional Leste – ENJUL

 Foi a segunda edição, tomando os dias 2 a 5 de março, na cidade de Ponta Grossa. Na cerimônia de abertura estiveram presentes os presidentes da Federação Espírita do Paraná – FEP, Adriano Lino Greca; da 2ª União Regional Espírita – URE, Vinicius de Andrade Vieira; da 3ª URE, Antonio Carlos Kühl; da 21ª, Maurício Massoquette; Eduardo Filipowski, representando a 1ª URE; presidente da Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados – SEFAN, de Ponta Grossa, Victor Pereira  e do Centro Espírita Vicente de Paulo de Rio Negro, Lindamir Kühl.

As atividades tiveram a coordenação dividida em duas áreas, com Antonio Carlos Kühl (Rio Negro), Edson Luiz Wachholz (Ponta Grossa)  e Jorge Luis Wiltenburg (São Mateus do Sul) na administrativa e  Lindamir Kühl (Rio Negro), na doutrinária.

Elisângela Dias de Toledo (Londrina), coordenadora da área de Juventude do DIJ/FEP e Tatyanna Braga de Moraes (Curitiba), secretária do DIJ/FEP se fizeram presentes, em tempo integral, cooperando com as atividades.

A programação do evento contemplou plenárias, grupos de estudos, momentos artístico-doutrinários, de integração e confraternização, estando todos os participantes divididos em cinco grupos, representando os Ministérios de Nosso Lar.

A avaliação verbal dos jovens e trabalhadores foi positiva, e iniciaram-se os planos para o próximo ENJUL, em 2020.

 

Encontro de Juventudes Espíritas da Inter-Regional Noroeste – ENJUVESP

Foram setenta e seis os participantes, nesse décimo segundo Encontro, entre 2 e 4 de março,  no Recanto Espírita Somos Todos Irmãos – RESTI, em Maringá.

Cinquenta trabalhadores de Campo Mourão, Maringá, Paranavaí e Umuarama contribuíram para o êxito do evento.

O tema central foi desenvolvido, com enfoques especiais para as atividades a respeito da estrutura de Nosso Lar; os encontros significativos que marcaram os aprendizados do Espírito André Luiz; a ação da Lei de Causa e Efeito e a influência entre os dois planos, o material e o espiritual.

As metodologias variaram com visitação, construção de portfólio, estudos de casos e expressão, por meio de diferentes linguagens (dramatização, história em quadrinhos, esquema, vídeo e escrita criativa), plenárias e cine-debate.

Sandra Della Pola e Aline Roland de Jesus, do Movimento Espírita do Rio Grande do Sul, foram as condutoras nas questões doutrinárias, com participação, ainda, de Cristiane Harumi Sato, de Maringá.

A coordenação geral foi do DIJ da Inter-Regional Noroeste.

 

Encontro de Juventudes Espíritas da Inter-Regional norte – ENJE

Nesta edição, a vigésima segunda, o Encontro anteriormente acontecendo com a denominação CONMEL, alinhou-se aos demais, tomando o nome que contempla toda a Inter-Regional Norte.

Apucarana foi a cidade escolhida para a sua realização, que teve lugar de 2 a 5 de março, reunindo jovens das UREs  6ª (Apucarana) e 16ª (Londrina).

Atuaram como coordenadores, na condução dos estudos, Luis Maurício Resende, membro do Conselho Federativo Estadual (Ponta Grossa); Tânia Assunção Caldeira, presidente da 6ª URE (Apucarana), Eduardo Ferreira e Marcelo Dias (Londrina).

Sucederam-se nas horas, devidamente programadas, oficinas de estudo, momentos de confraternização, apresentação de teatro, caminhada ecológica, dentre tantas outras atividades.

Foi oportunidade singular que oportunizou ambiente equilibrado para a construção de saberes e fortalecimento de vínculos.

Assine a versão impressa
Leia também