Jornal Mundo Espírita

Fevereiro de 2021 Número 1639 Ano 88

Encontro para oradores espíritas

setembro/2018 - Por Marcos Alves

A segunda edição aconteceu na Sociedade Espírita Fraternidade – SEF, em Niterói/RJ, em 28 de julho, voltado para todos os que ocupam a tribuna da Casa Espírita, bem como para os interessados no tema.

Contou com a presença de quarenta pessoas que, num ambiente descontraído, puderam trocar experiências e discutir procedimentos mais adequados para aprimorar a exposição da Doutrina Espírita.

Entre os assuntos enfocados: a importância do uso correto das palavras e a obediência às regras da língua portuguesa; o uso dos recursos visuais, para que se tornem apoios efetivos à exposição e não utilizados de forma indiscriminada;  a necessidade de que o expositor domine o assunto em pauta e que seja um estudioso constante do Espiritismo; a adoção de trabalhos em grupos, nos estudos, de forma produtiva e com tempo equilibrado; a atenção aos cacoetes e ao uso abusivo de exemplos pessoais para que não se tornem elementos inconvenientes durante as palestras e dicas gerais que devem nortear a fala em público.

Com vistas ao aprimoramento para próximos encontros, ao final, foi realizada uma avaliação por escrito, colhendo observações e sugestões.

Assine a versão impressa
Leia também