Jornal Mundo Espírita

Julho de 2019 Número 1620 Ano 87

Encontro fraterno com Divaldo Pereira Franco

dezembro/2013 - Por Paulo Salerno

Com o tema central Vida em Plenitude, teve início às 20h, do dia 10 de outubro, no Salão de Convenções Bonfim, do Hotel Iberostar Bahia, em Praia do Forte. Oitocentas e vinte e três pessoas participaram, vindas de vários Estados do Brasil, do Uruguai e da Colômbia.

A delegação do Paraná, excetuada a da própria Bahia, foi a mais expressiva, com cento e três inscritos, seguida por São Paulo, com oitenta.

Divaldo foi o anfitrião e o condutor das reflexões que se estenderam até o dia 13, pela manhã, desejando que, ao concluir o evento, todos estivessem repletos de paz, com alegria de viver, realizando um encontro com o Cristo interno para ter vida em plenitude.

Enriquecendo ainda mais os momentos, a música se fez presente, na voz de Sandro Machado, de Salvador, BA, interpretando canções do repertório italiano, na exímia execução ao piano de Enrique e Guilherme Baldovino, de Foz do Iguaçu, PR, nas vozes de Priscila e Waldir Beira, de Amparo, SP, com destaque para Jerusalém de Ouro, interpretada, em dois momentos diversos, por Priscila Beira.

Entre as atividades programadas estava uma de grande significado, o perdão, estágio necessário para que o ser humano possa possuir vida em plenitude. A dinâmica apresentada foi disponibilizar um quadro mural, denominado Muro do Perdão, onde aqueles que desejassem afixariam o seu pedido de perdão, ou uma frase referente ao ato de perdoar.

Na manhã do domingo, Divaldo selecionou cinco pedidos para discorrer a respeito de cada um deles. Na medida em que foram lidos, destacou a coragem, o ato de diluir o sentimento de culpa, incentivando o esforço em fazer sempre melhor, para si mesmo e para o próximo. As mensagens-pedidos, por importantes e emblemáticas, sensibilizaram a todos, propiciando que cada um pudesse aquilatar e retirar ensinamentos.

Durante o evento, foi feito o lançamento do livro Sexo e Consciência, uma compilação de Luiz Fernando Lopes, resultado da pesquisa de quinze anos em conferências e seminários realizados por Divaldo Franco, nos últimos quarenta anos. Também do livro Rejubila-te, do Espírito Joanna de Ângelis, obra com que todos os inscritos foram presenteados, na recepção.

O novo vídeo institucional da Mansão do Caminho foi apresentado. Com grande plasticidade, as atividades desenvolvidas foram sendo expostas com beleza e simplicidade, ficando evidente a grandiosidade do trabalho e do amor que lá são desenvolvidos.

Ao encerrar o Encontro, Divaldo agradeceu a participação dos presentes, da equipe de voluntários da Mansão do Caminho que, durante os últimos dez meses, envidou grandes esforços para que esse tradicional evento alcançasse a magnitude testemunhada por cada participante.

O Encontro Fraterno de 2014 ficou agendado para o período de 14 a 17 de agosto.

Assine a versão impressa
Leia também