Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Encontro Espírita Internacional em Cuba

junho/2008 - Por Silvio Oliveira

A cidade de Havana recebeu, entre os dias 22 e 26 de abril de 2008, expressivo número de espíritas oriundos de vários recantos do país e do exterior. Aproximadamente 220 pessoas compareceram ao II Taller Espírita de Cuba, evento oficial do Movimento Espírita Cubano e que teve a presença de dirigentes do Conselho Espírita Internacional, entre eles o Secretário Geral Nestor João Masotti. Também presentes Edwin Bravo e Charles Kempf, membros do CEI, que fizeram exposições doutrinárias: o primeiro apresentou o tema “Reencarnação e o Progresso dos Povos” e o segundo, “Os Fundamentos  da Ética Espírita”.

A conferência inaugural deste Encontro Internacional Espírita em Havana foi de Divaldo Pereira Franco, que desenvolveu a temática principal do evento: “A Paz Mundial Nasce no Espírito de Bem”, entusiasmando o público presente com sua oratória, ainda desconhecida pela maioria dos presentes.

O Secretário Geral do CEI, Nestor Masotti, juntamente com Divaldo Franco e Antonio Agramonte, líder espírita local, ao final da conferência de abertura conversaram longamente com a Ministra de Estado para Assuntos Religiosos, objetivando o trânsito de livros espíritas vindos do exterior.

O evento foi amplamente divulgado na Televisão Educativa de Havana, em várias edições durante os dias que antecederam o início do II Taller, aumentando o interesse da população sobre o assunto. Apesar disso não foi possível atender às solicitações, haja vista que as dependências do auditório do Hotel La Habana Riviera, que recebeu os participantes, não comportava mais público, eis que as 200 inscrições disponíveis já estavam esgotadas.
Compareceram espíritas de vários pontos de Cuba e de Honduras, El Salvador, Guatemala, Porto Rico,  Colômbia, Estados Unidos, França e Brasil.

Assine a versão impressa
Leia também