Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Sugestão de Leitura Envie para um amigo Imprimir

Encontro com a Paz e a Saúde

junho/2011

Enquanto véus milenares da natureza física são rasgados pelas mãos argutas da ciência, enigmas da alma, cujas soluções parecem inalcançáveis, permanecem desafiando indivíduos e lares, grupos e nações.

A multiplicidade dos dramas que vitimam a sociedade acabou por generalizar as mais diversas e sóbrias formas de pânico, ante a desagregação dos valores que rompe perigosamente o tecido social. Tem-se a impressão, embora falsa, de que o mundo está à deriva da misericórdia divina.

Há 150 anos a Doutrina Espírita socorre a criatura em nome de Deus e do Cristo, lançando para o náufrago da vida a corda luminosa do socorro, na tentativa amorosa de tirá-los desse oceano de insensibilidade e ausência de fé.

“Encontro com a Paz e a Saúde” é um bendito reflexo desse esforço. É a continuidade preciosa de tão sublime tentame.

Joanna disseca com linguagem culta e de fácil compreensão esse caudal de aflições que fazem da desesperança a bandeira dos que se deixam abater. Ela desce habilmente às origens dos fatos, estabelece as relações históricas entre eles, identifica as trajetórias conturbadas desses males e propõe sagradas diretrizes para os que buscam sinceramente um novo projeto de existência.

Em apenas 11 capítulos, com 238 páginas, essa obra magnífica elucida as graves questões que produzem os transtornos de origens esquizofrênica e obsessiva.

Em “Reflexões sobre a sexualidade”, inicia com explicações a respeito dos fenômenos bioquímicos que ocorrem no cérebro e sua associação com os sentimentos que cultivamos no campo da relação afetiva, que pode levar a condutas desequilibrantes, de graves consequências; ou ao uso responsável, como fonte criadora do bom, do belo e das mais legítimas formas de satisfação interior.

A autora, com apurado senso psicológico, direciona a mente do leitor para outros assuntos como machismo, feminismo e separações conjugais, quase sempre litigiosas. Aborda as verdadeiras formas de prazer e alegria, como condutos espiritualizantes para a conquista da real felicidade.

Coloca como fundamentais, para a plena realização do ser, a “Conquista da consciência” e a “Busca da iluminação interior”, destacando que “a iluminação ocorre quando se é capaz de compreender quem se é, de onde veio e para onde se vai, culminando com o esclarecimento em torno do que se deve realizar na Terra…”  “Iluminado, já não existe no ser o ego separado do self, mas uma perfeita integração de ambos num, processo de cristificação infinita”. Entendendo-se o ego como a vertente inferior de nossa personalidade e o self, o espírito que engloba as virtudes divinas que jazem em todos nós.

Sabemos que a eficiência do remédio só se comprova no desafio da doença, assim como a utilidade de um livro se manifesta na lucidez de seus conteúdos e nas propostas que faz, não só enquadrando os problemas, mas, acima de tudo, trazendo as soluções indispensáveis.

“Encontro com a Paz e a Saúde” certamente empolgará os estudiosos espíritas.

Disponível na Livraria Mundo Espírita, na Praça Osório, 399, em Curitiba. Televendas (41) 3225-2739.

Também podendo ser adquirido através da livraria virtual: www.livrariamundoespírita.com.br.

Autor Espiritual: Joanna de Ângelis
Médium: Divaldo Franco
Publicação: Livraria Espírita Alvorada Editora

 

Assine a versão impressa
Leia também