Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87
Sugestão de Leitura Envie para um amigo Imprimir

Em Nome de Deus

junho/2007 - Por Carlos Augusto de São José

Camilo, mentor espiritual do médium, ao prefaciar a obra, tece considerações oportunas sobre o autor. Lembra as dores físicas de sua breve existência e o seu obstinado amor pela Doutrina Espírita.

Vale acrescer que José Lopes Neto foi Presidente da Federação Espírita do Paraná com apenas 27 anos de idade, desencarnando antes de completar 40 anos. Foi vidente, psicógrafo, audiente e vibrante orador.

Extremamente sensato e virtuoso, não hesitou em abrir mão de interesses pessoais para criar e educar seus irmãos menores, órfãos que eram. Não contraiu matrimônio, com o propósito de dedicar-se exclusivamente à formação deles, um médico, um advogado e vários professores.

Com essas credenciais, obteve acesso à mediunidade de Raul Teixeira, para escrever Em nome de Deus, precioso contributo para nossas meditações.

Camilo, sempre lúcido em suas colocações, destaca a argúcia do autor que “valeu-se de alguns ditos e crenças populares para esmiuçar, desdobrar e aclarar concepções da alma do povo a respeito de Deus”.

Perfeito! Não se trata de novo e complexo compêndio científico sobre o Criador e a monumental obra da Criação. Muito menos de uma nova versão filosófica sobre o assunto.

Compõe-se o livro de 33 capítulos ligeiros e de fácil compreensão. É excelente para leitura e reflexão em culto cristão-espírita no lar e para estudo em grupo, além de enriquecer com ideias novas o acervo doutrinário dos que se ocupam das tribunas no sacrificial esforço da divulgação.

Aborda com muita propriedade o engano de certas afirmações como “Deus é pai e não padrasto”, mostrando a injustiça cometida, já que há ótimos padrastos e pais indiferentes à sorte dos filhos. Por essa razão, os bons padrastos acabaram estigmatizados.

Outra colocação notável que faz, chama a atenção para o fato de que, às vezes, desejamos trazer Deus para o acanhado universo de nossas limitações, quando o certo é expandirmos nossas potencialidades na direção da “Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”, como asseverou Jesus, ao nos concitar: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste”.

Na página “Quando se sabe sofrer com Deus”, conceitos simples e profundos tocam o coração, despertando-nos para outro nível de entendimento, ao dizer:

“Com Deus, o teu padecimento tem sentido educativo.

Com Deus, toda lágrima atende as áreas ressecadas da tua intimidade.

Com Deus, os desastres são os testemunhos que ficaste devendo à existência.

Com Deus, a própria morte se converte em libertação, na procura de novos horizontes ou de novos céus”.

“Nossa felicidade com Deus”, “Deus e a morte”, “O que Deus quer”, “Superação com Deus”, entre outros, dão grandiosa dimensão ao livro.

Na literatura espírita faltava uma obra desse gênero! Não lê-la, é perder preciosa oportunidade de crescer mentalmente. É deixar de fortalecer-se ante as magnas questões da Vida.

Disponível na Livraria Mundo Espírita, na Praça Osório, 399, em Curitiba, tele-vendas (41) 3225-2739, também podendo ser adquirido através da Livraria virtual www.livrariamundoespirita.com.br.

 Autor espiritual: José Lopes Neto
Médium: J. Raul Teixeira
Publicação: Editora Fráter Livros Espíritas

Assine a versão impressa
Leia também