Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2020 Número 1634 Ano 88
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

EDHUCCA – Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho

agosto/2020 - Por Equipe Edhucca

A EDHUCCA, sediada em Apucarana-PR, através do seu programa de Sociabilização,  realiza serviços de proteção social básica, visando promover a prevenção e diminuição da violência da desigualdade social e fortalecimento dos vínculos social e familiar.

São cento e dez crianças e adolescentes de sete a dezesseis anos de idade e suas respectivas famílias que recebem o atendimento.

A Escola oferece aprendizagem via oficinas culturais, pedagógicas e preparação para o mercado de trabalho. Contribui significativamente para a construção de uma linguagem corporal expressiva, colabora com os estímulos de atenção, concentração, raciocínio lógico, coordenação motora e desenvoltura. Trabalha a ética, o respeito, a moral, bem como valores básicos e fundamentais para o desenvolvimento da cidadania.

Em meio à pandemia que vivenciamos, na tentativa de amenizar três grandes problemas sociais desse momento: a desigualdade, alimentação e a saúde, o Projeto suspendeu por tempo indeterminado suas atividades presenciais. Entretanto, a equipe técnica reelaborou suas ações, mantendo atendimentos pontuais, assessorando, orientando e prestando o suporte necessário.

Para cumprimento de seus objetivos e finalidades, conta com o apoio da comunidade e realiza doações distintas às famílias em vulnerabilidade social: cestas básicas e outras com itens específicos como pão, leite, bolacha, macarrão, frutas e verduras.

Visando promover o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos nas famílias,  também com o propósito de ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes com ações saudáveis, nesse período, pelo WhatsApp, do qual os responsáveis familiares se fazem participantes, foram oferecidas vinte e nove possibilidades de atividades, jogos e brincadeiras lúdicas e pedagógicas, para serem realizadas em casa.

Igualmente, para contribuir com a saúde e o equilíbrio emocional, pelo mesmo meio de comunicação, são encaminhadas mensagens e vídeos motivacionais, de prevenção e orientação.

Diante das demandas apresentadas, concessão de benefícios e auxílios emergenciais por parte do Governo, a profissional de Serviço Social, através de plataformas, promove o atendimento e assessoramento às famílias.

Dessa forma, a EDHUCCA vem conseguindo, por meio de novas estratégias e ferramentas de trabalho, manter e/ou ampliar suas ações, proporcionando aos seus assistidos um atendimento diferenciado, reintegrando-os socialmente através do resgate de dignidade e recuperação, buscando a diminuição da desigualdade social, oferecendo orientações de segurança e higiene que se faz necessária, garantindo valores básicos e fundamentais para o desenvolvimento da cidadania.

Fotos: Edhucca – Edson Denobi

Assine a versão impressa
Leia também