Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Desencarnação de Gerson Simões Monteiro

fevereiro/2017

Nasceu em 29 de julho de 1936, na cidade do Rio de Janeiro. Conheceu o Espiritismo na juventude, participando da Mocidade Espírita Dias da Cruz, em Juiz de Fora, MG.

Iniciou suas atividades no campo da divulgação do Espiritismo proferindo palestras, que se somaram às centenas, nos centros espíritas do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras, desde sua juventude.

De 1984 a 2003 presidiu a União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro – USEERJ, atual Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ.

Foi diretor da Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso – FUNTARSO, operadora da Rádio Rio de Janeiro, desde 1989, na qual apresentava os programas Debate na Rio e Respondendo aos ouvintes, participando também de outros.

Na USEERJ, coordenou as ações decisivas para o processo de fusão entre as Instituições dos antigos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, isto é, Federação Espírita do Estado da Guanabara e Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, resultando na criação do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ.

Gerson Monteiro foi articulista de jornais e revistas, a partir de 1978. Foi autor de quatorze livros, cujos direitos autorais transferiu para instituições beneficentes.

Profissionalmente, era formado em Economia, tendo trabalhado no Ministério da Educação e no Banco Nacional de Habitação, encerrando a carreira como consultor do Banco Mundial. Foi também professor da Faculdade de Economia da Escola Superior de Administração e Finanças.

Gerson estava exercendo seu terceiro mandato como presidente da FUNTARSO/Rádio Rio de Janeiro. Desencarnou no dia 7 de dezembro de 2016, dando-se o sepultamento de seu corpo, no dia seguinte, no Cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro.

FUNTARSO/Rádio Rio de Janeiro.

Assine a versão impressa
Leia também