Jornal Mundo Espírita

Novembro de 2021 Número 1648 Ano 89

Criatividade em artes visuais

julho/2021 - Por Andréia Carneiro Martins

Na continuidade de seus webinários mensais, a Área de Comunicação Social Espírita/FEP o ofereceu, na noite de 22 de maio, com coordenação de Mary Ishiyama e Viviane Weiler, pela plataforma Zoom.

Viviane Weiler, vinculada à Comunicação Social Espírita do Centro Espírita Ildefonso Correia – CSE/CEIC, tem formação em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing e Mídias Digitais. Profissionalmente, trabalha com criação de conteúdo para redes sociais, produção e edição de vídeos.

Deu início, contando uma história, demonstrando a necessidade de estarmos atentos aos trabalhos como comunicadores. Abordando a criatividade em cartazes e banners, orientou sobre diagramação, seleção de fontes, cores e imagens. Forneceu, ainda, dicas sobre programas e páginas gratuitas para pesquisa de imagens e criação de gráficos para mídia social, privilegiando os direitos autorais.

Mary Ishiyama, vice-coordenadora da CSE/FEP, falou da importância de se editar vídeos de palestras, conferências e seminários. Explanou sobre os tempos líquidos, que vivemos num mundo imediatista, pautado no agora. Detalhou, de sua experiência, a importância da criação de playlist no YouTube, da nevrálgica questão de se reter a atenção do internauta nos primeiros trinta segundos.

Em seus exemplos, trouxe curtas do canalFEP, falou sobre a interação no chat, dos vídeos mais visualizados. Salientou que, mesmo sendo um canal orgânico, tem merecido, por parte do YouTube, credibilidade e indicações de seus conteúdos.

Foram 120 os participantes do Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, e Montevidéu/Uruguai.

Print: Vanessa Kosop

Assine a versão impressa
Leia também