Jornal Mundo Espírita

Maio de 2019 Número 1618 Ano 87

Cosme Massi em Curitiba e Maringá

janeiro/2008

Cosme Massi desenvolveu, no dia 25 de novembro, no Teatro da Federação Espírita do Paraná, o último Seminário da série As Virtudes, com enfoque para Disciplina e perseverança; Devotamento e abnegação.

As 3 horas de duração pareceram transcorrer com muita rapidez, conforme se inferiu de várias manifestações dos participantes.

Na oportunidade, ocorreu o lançamento do DVD e do CD do Seminário acontecido em setembro, cujas cópias eram aguardadas por muitos: Recolhimento e Calma.

Em sua fala e, na qualidade de filósofo, Cosme tem insistido em demonstrar a importância da conquista das virtudes, para o gozo da felicidade, desde agora.

Para isso, se serve de textos de filósofos e dos textos kardecianos, estimulando a busca de fontes de consulta em momentos posteriores.

Já nos dias 1º e 2 de dezembro, em Maringá, Cosme coordenou, a convite da Inter-Regional Noroeste (7º, 8º, 9º e 11ª Uniões Regionais Espíritas) o 7º ENDESP – Encontro de Dirigentes Espíritas, cuja temática girou em torno de O livro dos espíritos, face, ainda, às comemorações do Sesquicentenário de seu lançamento.

Iniciando com exposição de questões que, por vezes, parecem de mais difícil entendimento, necessitando reflexões mais acuradas, permitiu, na seqüência, que os inscritos apresentassem as suas dúvidas e questionamentos acerca da obra em destaque.

Com 7 horas dedicadas a esses debates, perguntas, argumentações e contra-argumentações, envolvendo o sábado à tarde e domingo pela manhã, Cosme necessitou ainda adentrar em considerações a respeito de alguns assuntos de O livro dos médiuns, face às dúvidas que se fizeram, no desenrolar da atividade.

O período da noite de sábado foi dedicado à confraternização, através da música e do canto, com análise de letras de composições populares brasileiras, destacando, o expositor, a Sabedoria Divina que dissemina bênçãos de variadas formas e dos missionários em diversificadas frentes, no caso, em tela, a arte musical.

Cristina e Marcelo Pineze Pereira, de Campo Mourão abrilhantaram a noite, conduzindo o improvisado coral de tantas vozes.

Aplaudido demoradamente, ao final, Cosme agendou datas para o ano de 2008, no intuito de retornar e, para o mesmo grupo, dar continuidade ao estudo aprofundado que propõe, da obra basilar da Doutrina Espírita.

Cosme enfatizou que o estudo da Doutrina Espírita é para a vida toda e objetiva a felicidade da criatura. Deu ênfase ao estudo que se realiza nas Casas Espíritas, alertando de que a participação pura e simples em reunião de estudo semanal, não se faz suficiente, demandando ainda o estudo individual, a dedicação de horas de pesquisa e reflexão.

Conforme se encontra na Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita de O livro dos Espíritos, item 8: O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá.(…) Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias.

Maria Helena Marcon, Presidente da FEP e Francisco Ferraz Batista, 1º Vice-Presidente, estiveram presentes, prestigiando a importante iniciativa da Inter-Regional Noroeste de estimular os trabalhadores das Casas Espíritas ao estudo sério e continuado da obra kardeciana, como especial e justa homenagem às comemorações de seu surgimento, no Mundo, há 150 anos.

Assine a versão impressa
Leia também