Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

Conselho Federativo Estadual

abril/2019 - Por Jaqueline Ribeiro e Maria Helena Marcon

No último sábado de fevereiro, 23, aconteceu a primeira reunião do ano, no Recanto Lins de Vasconcellos, em Balsa Nova. Além dos membros que o compõem, também presentes alguns vice-presidentes das Uniões Regionais Espíritas – UREs, secretários das Inter-Regionais, diretores e coordenadores de Áreas da FEP, convidados e funcionários de apoio.

A extensa pauta tomou desde o horário da manhã, quando o grupo conheceu e debateu a proposta do Setor de Estudo da Doutrina Espírita, de Orientação Federativa para todo o Estado. Embasando a proposta, Karina Greca, coordenadora do Setor, apresentou os dados do mais recente censo envolvendo o Estudo da Doutrina Espírita, no Paraná.

Alongando-se pela tarde, prosseguiram os assuntos, de ordem doutrinária e administrativa, destacando-se a aprovação da proposta debatida pela manhã, a filiação de três novas Casas Espíritas e eleições.

Receberam as cartas de filiação, pelas Casas Espíritas, os presidentes das UREs:

Marco Antônio da Silva (12ª) pela Sociedade Espírita Morada da Esperança, de Candói e da Associação Espírita Jesus no Lar, da Colônia Jordãozinho (Guarapuava);  e José Marcelo Aranha (17ª), pelo Centro Espírita O Consolador, de Toledo. Agora, são duzentos e sessenta os Centros Espíritas filiados à FEP.

De destaque, as eleições do Comitê de Assuntos Econômico e Financeiro – CAEF: Danilo Arruda da Luz (Maringá); João José Dorociaki (Campo Mourão); Lincoln Barros de Sousa e Sóstenes Carvalho Cornélio (Foz do Iguaçu), ficando como suplentes Luís Mauricio Resende (Ponta Grossa) e Wandrey Mundin Ferreira (Paranavaí).

Para o Comitê de Assuntos Doutrinários – CAD: Danilo Arruda da Luz (Maringá); Juliana Sípoli Cól (Curitiba); Maria Helena Marcon (Curitiba) e Osvaldo Monteiro (Paranavaí), ficando como suplentes Luís Mauricio Resende (Ponta Grossa) e Marli Sokoloski (Curitiba). De ambos os Comitês, são integrantes ainda o presidente e ambos vices da Federativa: Adriano Lino Greca, Luiz Henrique da Silva e Nélio Mauro Aguirre de Castro.

Finalmente, completando o quadro de membros efetivos, foi eleito Marcelo Dias da Silva, de Londrina, para o CFE, com mandato a expirar em dezembro de 2020.

Em clima fraterno, com as notícias de eventos das UREs, pelos seus representantes presentes, encerrou-se a reunião no final da tarde, cumprida a pauta, em sua íntegra.

Tiveram reuniões concomitantes o Departamento de Orientação à Infância e Juventude – DIJ/FEP/UREs, o Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita – APSE/FEP/UREs e o setor de Atendimento Espiritual no Centro Espírita – AECE/FEP/Inter-Regionais.

Foto: Jackson Adriano Ferreira

Assine a versão impressa
Leia também