Jornal Mundo Espírita

Novembro de 2021 Número 1648 Ano 89

Comunicação e Espiritismo: o cuidado com a verdade e o bem comum

julho/2021

André Henrique de Siqueira foi o condutor das reflexões do webinário, voltado aos membros do CFE, presidentes e vices das UREs, secretários das Inter-Regionais, coordenadorias da FEP e seus membros, coordenadorias da CSE/UREs, na tarde/noite de 30 de maio.

André é o coordenador nacional da CSE e com muita propriedade trabalhou a temática, respondendo, inclusive às indagações que foram surgindo, na medida mesma da sua apresentação.

Admira-se no companheiro o trazer assuntos que podem parecer áridos, de questões que falam ao material, ao mundo em que nos movimentamos,  linkando-os, a toda hora, com as questões doutrinárias (Codificação Espírita) e os apontamentos evangélicos.

Foi assim que discutiu o Problema da Verdade, do Conhecimento e da Ação, considerando Deus como a base da realidade, a Verdade em si; o Conhecimento como a representação da realidade no Espírito e a Ação como a manifestação moral do grau de perfeição do Espírito.

Vocábulos como dogma (opinião), causa primária, fenômeno, ética e moral tiveram seus conceitos explicados e comentados, no intuito do amplo entendimento.

Trazendo estudos recentes a respeito da Voz da Sociedade, dessa sociedade líquida, atual, falou das fraturas sociais, exemplificando cada uma das treze comentadas, chamando a atenção dos trabalhadores espíritas, dos que exercemos liderança, dos que nos dedicamos à divulgação pela palavra, pela difusão de ideias. Em suma, uma grande responsabilidade, num panorama que se delineia no agora, apontando o amanhã a ser pensado e decidido.

Foram três horas, com um breve intervalo de cinco minutos. Para todos, o transcorrer foi tão rápido que, mesmo concluída a tarefa, vários permaneceram na sala Zoom, para cumprimentar o companheiro, para lhe expressar gratidão, para aguardar se, eventualmente, após as despedidas, não diria algo mais.

Um final de tarde de excelente aprendizado é o que disseram todos.

Print: Vanessa Kosop

Assine a versão impressa
Leia também