Jornal Mundo Espírita

Abril de 2020 Número 1629 Ano 88

Comissão Regional Sul – reunião em Florianópolis

Maio/2012 - Por Maria Helena Marcon

A Federação Espírita Catarinense foi a anfitriã da reunião da Comissão Regional Sul, nos dias 20 a 22 de abril, em Florianópolis, na ASSEFAZ – Fundação Assistencial dos Funcionários do Ministério da Fazenda, na Lagoa da Conceição.

Presentes o Presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB, Nestor João Masotti; os Presidentes das Federativas do Rio Grande do Sul, Maria Elizabeth Barbieri; de Santa Catarina, Olenyr Teixeira; do Paraná, Luiz Henrique da Silva e seu segundo vice, Reginaldo Silva Araújo; da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, José Antonio Luís Baliero; do Conselho Espírita do Rio de Janeiro, Humberto Portugal; os secretários das Comissões Regionais Nordeste, Olga Maia; Norte, Manuel Felipe Menezes da Silva Júnior; Centro, Aston Brian e Sul, Francisco Ferraz Batista.

Antonio Cesar Perri de Carvalho, Coordenador das Comissões Regionais, fez a saudação inicial e apresentou os representantes da Federação Espírita Uruguaia, tendo à frente sua Presidente, Mirta Edit Cal Ataides, enfatizando de que há quatro anos participam da reunião da Comissão Regional Sul – CRS. Igualmente apresentou o convidado Marcelo Neto, Presidente da Federação Espírita da Flórida.

Digna de nota a presença da delegação da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, com a Presidente Maria Túlia Bertoni que, oficialmente, passa a integrar a Comissão Regional Sul e foi a Federativa escolhida para que se realize, naquele Estado, o 4º Congresso Brasileiro de Espiritismo – Região Sul, nos dias 11 a 14 de abril de 2014, em homenagem ao Sesquicentenário de O Evangelho segundo o Espiritismo.

Cabe assinalar, o que, doravante, se tornará praxe: a participação das Entidades Especializadas, estando presentes, nessa oportunidade, os representantes do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, Cruzada dos Militares Espíritas, ABRADE e AME – Associação Médico-Espírita – SC.

Após a apresentação das delegações de cada Federativa, o Presidente da FEB, em palavras breves, recordou a todos do investimento do Cristo na vida de cada um e dos compromissos individuais que temos para com Ele, bem assim dos objetivos das reuniões das Comissões Regionais, nesse congraçamento e salutar troca de ideias, que ocorrem anualmente.

José Virgílio Goes, Diretor do Departamento de Expansão do Movimento Espírita da Federação Espírita do Paraná, presente, teve recordada sua atuação como o primeiro secretário da Comissão Regional Sul, cargo que exerceu por reiterados anos.

As atividades se desdobraram ao longo do sábado, dia 21, em reuniões setoriais, que, no relato dos coordenadores de cada uma das áreas, se mostraram muito produtivas, com a abordagem dos seguintes temas:

Área dos Dirigentes: Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro: avaliação e propostas de adequação para o novo quinquênio – 2013 – 2017;

Área do Atendimento Espiritual no Centro Espírita: Formação de equipe de colaboradores e multiplicadores para implantação do Atendimento Espiritual na Casa Espírita;

Área da Atividade Mediúnica: Plano de Ação para a Área da Mediunidade com base na diretriz número Seis, do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2007-2012);

Área da Comunicação Social Espírita: Captação de recursos e talentos para manutenção e expansão da Área de Comunicação Social Espírita nas Federativas;

Área do Estudo da Doutrina Espírita: O trabalho do Estudo da Doutrina Espírita nas Instituições;

Área da Infância e Juventude: Ações voltadas à resolução das dificuldades na tarefa da Evangelização da Juventude Espírita;

Área do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita: Experiências das Federativas contemplando a diretriz número Sete do Plano 2007-2012  e aprofundamento do diagnóstico do SAPSE.

Entre muito trabalho, estudos, debates, com vistas a se planificar ações para o próximo quinquênio, apresentação de resultados do realizado, houve momentos de descontração com apresentações artísticas de superior qualidade.

Na sexta à noite, a Orquestra Filarmônica de Santa Catarina encantou com  a execução magistral da obra de Vivaldi: As Quatro Estações, com todos os seus movimentos à exceção de um.

No sábado, foi a vez do coro Cantoria a todos envolver em musicalidade e encantamento. Ambas as apresentações mereceram demorados aplausos e elogios.

A próxima Reunião da Comissão Regional Sul ficou agendada para os dias 26, 27 e 28 de abril de 2013, tendo como anfitriã a União das Sociedades Espíritas de São Paulo.

Todos tiveram, ainda, a oportunidade de ouvir a palestra de Nestor Masotti sobre A missão espiritual do Brasil e participar, ativamente, do Seminário Ações de Acolhimento, Consolo e Esclarecimento no Centro Espírita.

De parabéns a Federação Espírita Catarinense, na pessoa de seu Presidente, Olenyr Teixeira, que liderou a valorosa Equipe de trabalhadores, pela recepção, atenção e cuidados a fim de que toda a atividade pudesse se desenrolar com tranquilidade e alegria, em ambiente de magníficas belezas naturais.

Assine a versão impressa
Leia também