Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2020 Número 1633 Ano 88

Cominucação Social Espírita – Reunião regional

outubro/2012

em Porto Alegre, os coordenadores e assessores da Área de Comunicação Social Espírita do Conselho Federativo Nacional – CFN da Federação Espírita Brasileira – FEB (Merhy Seba) e sua assessora Ivana Raisky (Federação Espírita do Estado de Goiás – FEEGO), e das Federativas Estaduais, que integram a Comissão Regional Sul – CRS do CFN: Federação Espírita do Paraná (FEP), representada por Maria Helena Marcon e Mary Ishiyama; Federação Espírita Catarinense (FEC),  União das Sociedades Espíritas de São Paulo – USE/SP, Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) e Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (FEMS).

A temática motivadora foi Comunicação, você também faz parte! A programação iniciou com palestra a respeito do bandeirante espírita Cairbar Schutel, no Instituto Beneficente Bezerra de Menezes, na noite do dia 14, por João Alessandro Muller, que foi precedida de apresentação musical da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

A Orquestra é a concretização de Projeto Estadual iniciado em 2008, que visa a inclusão social de adolescentes e jovens entre dez a dezesseis anos. Com seus atuais trinta e cinco integrantes, encantou os presentes com concerto de rara sensibilidade, que iniciou com peça musical de Bach, passeou por compositores diversos e musicais regionais em especial arranjo e concluiu com um potpourri de O fantasma da Ópera.

O maestro fez breve demonstração do método de  ensino, que inicia com ensaios de voz, passa pela flauta doce e desemboca no instrumento a ser executado: violino, violoncelo, contrabaixo, bateria…

Sábado e domingo foram dedicados a minisseminários e oficinas para o desenvolvimento dos temas: Comunicação publicitária e Implantação e Manutenção da Área de CSE no Centro Espírita (Merhy Seba, CFN), De Jesus a Kardec: modelos para a atualidade (Maria Helena Marcon, FEP) e Liderança na Área de CSE (Maria Elisabeth Barbieri e Gabriel Salum, FERGS).

Houve, nos breves intervalos, gravações televisivas para o Programa da FERGS: Vida: desafios e soluções e para a Web TV. Com sintéticas abordagens, foi aberto espaço para apresentação de experiências das Federativas, que demonstraram sua criatividade nessa área, cada qual de forma específica.

Discutiu-se, ainda, a respeito de itens para serem abordados no Encontro Nacional de Comunicação Social Espírita, a se realizar em Goiânia, no ano de 2013, colhendo-se sugestões que deverão se somar às das demais Comissões Regionais.

Foi apresentada, por Merhy Seba,  a Coordenadora da Área da CSE para a Região Sul, conforme deliberado pela Portaria 05/2012, emanada da FEB, de 2 de setembro: Maria Helena Marcon (FEP) e os assessores Thaigor Belchior Protásio (FEMS) e Gabriel Salum (FERGS).

As avaliações foram positivas e o evento foi encerrado, ao som dos versos do Hino da Alegria Cristã, cantado pelos participantes.

Ressalte-se a acolhida calorosa dos gaúchos e a presença e participação durante todo o evento da Presidenta da FERGS, Maria Elisabeth Barbieri, mostrando, dessa forma, o seu comprometimento com essa área.

Assine a versão impressa
Leia também