Jornal Mundo Espírita

Março de 2019 Número 1616 Ano 86

Coluna “Opinião Espírita” comemora 20 anos de publicação ininterrupta em jornal leigo regional

setembro/2012 - Por Enrique Eliseo Baldovino

Em 26/08/1992 foi publicada a 1ª matéria espírita no jornal leigo A Gazeta do Iguaçu, de grande circulação na Tríplice Fronteira. Hoje são 1000 artigos publicados

                        Enrique Eliseo Baldovino
De Foz do Iguaçu

            Há  20 anos, em 26 de agosto de 1992, foi publicado o primeiro artigo sobre Espiritismo no jornal leigo A Gazeta do Iguaçu,(1) de grande circulação em Foz do Iguaçu, município de 255.900 habitantes, que faz parte da vasta região da Tríplice Fronteira, composta por várias cidades do Brasil, da Argentina e do Paraguai.

A Gazeta, também conhecida carinhosamente como A Gazetinha, conquistou o leitor iguaçuense e da região, pela variedade de temas e de cadernos especiais que fazem parte do seu conteúdo diário (cultural, de turismo, esportivo, político, imobiliário, de saúde, TV-cinema, policial, regional, estadual, nacional, internacional, classificados, variedades etc.), mantendo um alto número de assinantes e numerosos vendedores ambulantes do jornal, que esgota antes do meio-dia.

Dados técnicos d’A Gazeta do Iguaçu

            O referido jornal leigo, o único atualmente em circulação em Foz do Iguaçu, foi fundado no mês de novembro de 1988, sendo que a sua periodicidade é diária, com a tiragem de 12.246 exemplares (nos dias úteis) e de 14.246 (aos sábados e domingos), segundo dados fornecidos pela Associação de Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI-PR), que está presente em 366 municípios do Estado, a qual imprime a média de 255 mil exemplares e que atinge aproximadamente 1.500.000 leitores. A ADI-PR conta com 20 jornais associados em 19 cidades-polos e faz parte da Associação dos Diários do Interior do Brasil (ADI-BR), que conta hoje com 106 jornais associados em todo o país.

Conforme o próprio site da ADI-PR,(2) a distribuição d’A Gazeta do Iguaçu atinge uma região de grande abrangência, região que tem uma população de mais de 1 milhão de habitantes, nas seguintes 13 cidades: Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina), Ciudad del Este (Paraguai), Puerto Franco (Paraguai), Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Cascavel, Medianeira, Céu Azul, Matelândia, Itaipulândia, Missal e Santa Helena.

O primeiro artigo espírita, há 20 anos…

Foi graças à iniciativa de valorosos confrades espíritas pioneiros da Terra das Cataratas, que, somente 4 anos após a fundação do jornal, conseguiram um espaço semanal para a divulgação de uma Coluna doutrinária, que posteriormente tomou o nome de Coluna “Opinião Espírita”, em homenagem ao livro homônimo de Chico Xavier. No transcurso dos anos, a referida Coluna chegou a ser publicada mais de uma vez por semana, chegando à periodicidade de duas, três e quatro vezes semanais, sendo até publicada todos os dias durante um período, fixando-se atualmente no formato de uma página, com periodicidade semanal, às terças-feiras, dia em que o jornal lança a maior quantidade de cadernos especiais, acima nomeados.

O primeiro artigo espírita, publicado no jornal leigo A Gazeta do Iguaçu, foi assinado pela confreira Regina Baldovino (atual Presidente do CEAK – Centro Espírita Allan Kardec, de Sta. Terezinha), em formato de Coluna longa, conforme fac-símile abaixo do jornal da quarta-feira, 26 de agosto de 1992 [ver estes dados históricos no rodapé do fac-símile publicado]. A matéria foi intitulada: Sócrates e Platão, fazendo referência a trechos desses nobres precursores da ideia cristã e do Espiritismo, conforme os ensinos exarados em O Evangelho segundo o Espiritismo,(3) de Allan Kardec, e na obra ABC do Espiritismo,(4) de Victor Ribas Carneiro (Editora FEP). A Coluna foi publicada na página 8, na seção “Variedades”, do citado jornal, fazendo também uma homenagem ao ínclito Codificador da Doutrina, pela célebre seção “Variedades”, que ele mesmo criou na Revista Espírita. Desde aquela 1ª matéria de 26/08/1992 até os dias de hoje (agosto de 2012) foram publicados, de forma ininterrupta, aproximadamente 1000 artigos doutrinários durante esses 20 anos!

Naquele tempo, Regina vislumbrou o importante trabalho de difusão da Doutrina Espírita, em época de difusão doutrinária bastante tímida. Com trabalho hercúleo, ela consolidou esse trabalho de divulgação como Presidente da 13ª União Regional Espírita (gestão 1993-1994), criando um departamento específico de difusão doutrinária para os jornais, que nós próprio tivemos a felicidade de assumir, até os dias atuais, o que muito nos honra. Todos os Presidentes da 13ª URE, que vieram posteriormente, mantiveram felizmente esse departamento, que hoje faz parte do setor de Comunicação Social Espírita da 13ª URE, dirigido pelos confrades Ricardo Xavier Segundo e Edízio Alencar Farias, atuais colaboradores e diagramadores da Página “Opinião Espírita”, cujos textos já publicados encontram-se também à disposição de todos na Internet (www.gazeta.inf.br/category/opiniao-espirita/).(5)

O providencial apoio da FEP

            Durante vários anos a Página “Opinião Espírita” foi veiculada ininterruptamente graças ao aporte financeiro de alguns patrocinadores, simpatizantes da Doutrina, aos quais visitávamos periodicamente, levando-lhes e mostrando-lhes as mensagens dos artigos nos próprios jornais e colocando a publicidade das suas empresas ao pé da página. Além da mensagem principal, na referida matéria eram divulgadas várias capas de livros doutrinários, junto do endereço, dias e horários de cada um dos atuais 11 Centros Espíritas da nossa 13ª região e da maioria dos eventos doutrinários regionais, estaduais, nacionais e internacionais (Feiras do Livro, Conferências públicas, Campanhas doutrinárias, Teatros com temática espírita, Seminários, Simpósios, Congressos etc.).

O mesmo fazíamos com a confecção dos artigos, recortando das revistas e jornais doutrinários as capas dos livros para ilustração, assim como a colocação do tradicional logotipo “Opinião Espírita” [ver também abaixo], indo pessoalmente ao jornal para entregar a matéria jornalística em mãos do diagramador d’A Gazeta do Iguaçu (em nossa região, a internet era muito incipiente à época), com o qual ficávamos conversando e respondendo várias perguntas sobre a veneranda Doutrina, apesar dele não ser espírita.

Houve um período em que o patrocínio particular diminuiu bastante, o que nos obrigou a solicitar um auxílio direto à Federação Espírita do Paraná, que prontamente acedeu, com sua sensibilidade e com sua providencial ajuda, possibilitando-nos até hoje a tranquilidade na confecção dos artigos, sem necessidade de desdobrar-nos na busca contínua de patrocinadores, a fim de concentrar-nos na produção da mensagem principal para o leitor leigo.

1000 artigos publicados

Interessado nos diversos temas de atualidade, que a Doutrina aborda com tanta sabedoria, o atento leitor solicitava e continua solicitando à Opinião Espírita sobre diversos e palpitantes assuntos: aborto, pena de morte, eutanásia, homossexualismo, suicídio, anencefalia, a importância do trabalho no progresso individual e coletivo, a honestidade, a reencarnação, a imortalidade da alma, a lei de causa e efeito, a pluralidade dos mundos etc. Tanto os temas de atualidade informativa como os assuntos estritamente doutrinários, sempre tiveram grande repercussão e boa aceitação entre os diferentes leitores, que várias vezes nos escreviam cartas solicitando a “Opinião Espírita” de tal ou qual tema. Mas também houve um tempo em que alguns leitores intolerantes, de religiões dogmáticas, atacaram-nos gratuitamente. Diante deles, mantínhamos o “silêncio dinâmico”: a mão no arado e a prece na continuação do trabalho.

Hoje nos chegam e-mails de todas as partes, solicitando a lúcida abordagem da variada temática doutrinária. Com frequência, são também veiculados, na Página “Opinião Espírita”, os valiosos textos do programa Momento Espírita, com as ilustrações das fontes bibliográficas de cada artigo. Em gratidão à FEP, são enviados trimestralmente à própria Federação todos os exemplares com as Páginas “Opinião Espírita”, à guisa de pasta-relatório de divulgação, arquivo que também tem 20 anos de existência, com os mesmos mil artigos já publicados, que podem ser compulsados por todos os interessados.

Gratidão aos pioneiros

Agradecendo sinceramente a todos àqueles que deram o seu valioso e precioso aporte pioneiro, nos primeiros tempos heroicos da difusão espiritista pelos jornais leigos, e mais especialmente aos que consolidaram a publicação ininterrupta dos artigos espíritas através desses 20 anos nas páginas d’A Gazeta do Iguaçu, assim como a todos os patrocinadores de ontem e aos colaboradores de hoje na diagramação da Página “Opinião Espírita”, renovamos nossos votos de imensa gratidão à FEP pelo apoio constante, agradecendo ao Cristo e a Kardec a honra e a bênção de trilhar as hostes espíritas, na divulgação interna e externa dos postulados da nossa veneranda Doutrina, através do bom jornalismo, com base no Consolador prometido por Jesus.

————————

REFERÊNCIAS:

(1) EDITORA GAZETA DO IGUAÇU LTDA. Rua Marechal Floriano Peixoto, 1230 – Centro de Foz do Iguaçu-PR (www.gazeta.inf.br).

(2) ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DIÁRIOS do Interior do Paraná. A Gazeta do Iguaçu. A ADI-PR (www.merconeti.com.br/j/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=91) tem sede em Curitiba, com sucursais em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

(3) KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Introdução, item IV: Sócrates e Platão, precursores da ideia cristã e do Espiritismo, p. 43 e seguintes. 123ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004.

(4) CARNEIRO, Victor Ribas. Sócrates e Platão. Primeira parte, capítulo 2, item 4, p. 29 e seguintes. 5ª ed. Curitiba: FEP, 1996.

(5) OPINIÃO ESPÍRITA. Página web d’A Gazeta do Iguaçu on line, no seguinte endereço eletrônico: «www.gazeta.inf.br/category/opiniao-espirita/». Colunistas. Foz do Iguaçu-PR, 2011.

————————-

FAC-SÍMILE 1: Fac-símile do primeiro artigo espírita publicado há 20 anos no único jornal leigo de Foz. (Arquivo: A Gazeta do Iguaçu.)

ILUSTRAÇÃO 2: Logotipo tradicional usado durante vários anos para identificar a Página “Opinião Espírita”.

ILUSTRAÇÃO 3: Página atual “Opinião Espírita”, com o logotipo dos 20 anos de publicação ininterrupta da mensagem doutrinária.

Assine a versão impressa
Leia também