Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Ciclo de Palestras com Raul Teixeira

Os 150 anos de O Livro dos Espíritos em Pernambuco

agosto/2007 - Por Samuel Nunes Magalhães

O Sesquicentenário de lançamento de O Livro dos Espíritos foi comemorado, em Pernambuco, com um Ciclo de Palestras proferidas pelo professor, orador e médium José Raul Teixeira, patrocinado pelo Centro de Documentação Espírita de Pernambuco, Movimento Espírita de Timbaúba, Conselho Municipal de Espiritismo de Caruaru e do Núcleo Espírita Investigadores da Luz, nos dias 25, 26 e 27 de maio.

Na primeira palestra, realizada na cidade de Timbaúba, zona da mata norte pernambucana, às 20h do dia 25, com elevada concorrência de público – onde estiveram presentes 21 municípios dos Estados de Pernambuco e Paraíba – Raul Teixeira discorreu sobre as crenças humanas, desde os seus primórdios até às convicções propiciadas pelos conhecimentos espíritas.

A programação seguiu com um encontro de trabalhadores e dirigentes espíritas realizado em Caruaru, região do agreste pernambucano, onde, no período da manhã do dia 26, durante quase três horas, o conhecido pregador tratou de questões relativas às atividades mediúnicas na Casa Espírita. À noite, no auditório da Faculdade de Filosofia de Caruaru ele realizou uma belíssima conferência, enfocando A Parábola do Samaritano, abordando importantes aspectos dos relacionamentos sociais vigentes e o grave compromisso daqueles que já receberam maior cota de esclarecimentos espirituais.

Na manhã do domingo, dia 27, nas dependências do Grupo Espírita da Paz, localizado em Cabo de Santo Agostinho, Raul Teixeira realizou o encontro Conversando com os Jovens. Com a presença de mais de 120 participantes, entre jovens e dirigentes de mocidades espíritas da capital e zona da mata sul, o evento se desenvolveu com temáticas voltadas para O jovem na sociedade e no Centro Espírita – vida familiar, sexo, drogas, violência, evangelização, etc. – através de exposição verbal e debate.

Encerrando as comemorações, Raul Teixeira realizou, na tarde do mesmo dia, uma palestra no Núcleo Espírita Investigadores da Luz – que completará em julho próximo, 70 anos de fundação – enfocando várias questões familiares à luz do Espiritismo.

Durante o ciclo de palestras, onde estiveram presentes quase duas mil e quinhentas pessoas, o respeitável orador fluminense concedeu autógrafos e foi homenageado pelos 40 anos dedicados à divulgação espírita, ocorrendo, na ocasião, o lançamento do livro Charles Richet – O Apóstolo da Ciência e o Espiritismo, editado pela FEB, de autoria do pesquisador e historiador espírita Samuel Nunes Magalhães, atual Presidente do Centro de Documentação Espírita de Pernambuco.

Assine a versão impressa
Leia também