Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Centro Espírita Jesus de Nazareth – Poço Claro/SC

novembro/2015

À Diretoria da FEP

É com grande alegria que a diretoria do Centro Espírita Jesus de Nazareth – CEJN, localizado na comunidade de Poço Claro, no município de Itaiópolis – SC, comunica à FEP – Federação Espírita do Paraná que, no dia 13 de outubro de 2015 estará completando 100 anos de fundação e vem, por meio deste comunicado, agradecer todo apoio dado no início da história deste centro, pelo acolhimento ao universo das casas federadas desse Estado, por um grande período da nossa trajetória.

A filiação do CEJN à FEP ocorreu em 14 de janeiro de 1917. Nesse momento, Itaiópolis pertencia ao Estado do Paraná e, nesse mesmo ano, este território foi contestado e Itaiópolis passou a pertencer ao estado catarinense. Como a Federativa em SC não estava estruturada, o CEJN permaneceu filiado a FEP.

A Federação Espírita Catarinense foi estruturada em 1945 e o CEJN, filiou-se em 1952.

Isto constitui uma curiosidade no Movimento Espírita Federativo, um centro espírita pertencer a duas federativas estaduais.

Um agradecimento geral a todos os trabalhadores da FEP que, de uma maneira ou de outra colaboraram e fizeram parte da história dos 100 anos do CEJN. Nossa casa espírita está de portas abertas, aos que a desejarem visitar.

Agradecendo, citamos: a visita de Artur Lins de Vasconcelos Lopes, em 6 de fevereiro de 1919, representando a FEP;

a visita de José Nogueira dos Santos, Presidente da FEP, que permaneceu entre os dias 24 a 26 de junho de 1930, para trazer o apoio e esclarecimentos ao CEJN;

a vinda de Maria Helena Marcon, Presidente da FEP, em 13 de outubro de 2007, no aniversário de fundação deste centro, abrilhantando-nos com uma palestra pública.

Fraternalmente

Gesiel Veiga – Presidente do CEJN

Ilustração : ofício e quadro de filiação

 

Retirado do Registro de ofícios recebidos pelo CEJN  – arquivos.

Ofício recebidos da FEP, em respostas e relação ao pedido  de filiação do CEJN.

Assine a versão impressa
Leia também