Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Centro Espírita Allan Kardec – 25 anos

Santa Terezinha de Itaipu

novembro/2010

A cidade de Santa Terezinha de Itaipu (STI), fundada a 03/05/1982, no extremo Oeste do Paraná, tem uma extensão de 259.393 km2 e uma população de 20.539 habitantes (IBGE/2009), município que fica a 25 km de Foz do Iguaçu e a 627 km de Curitiba.

Somente 3 anos e meio depois, em 10 de dezembro de 1985, foi fundado oficialmente em STI (já existia anos antes como Grupo) o CEAK – Centro Espírita Allan Kardec, data da sua filiação à Federação Espírita do Paraná (FEP). Portanto, neste ano de 2010, o CEAK está completando a expressiva marca de 25 anos de estudo, divulgação e prática do Espiritismo em terras itaipuenses.

O CEAK é a única Instituição Espírita em Sta. Terezinha e faz parte atuante da 13ª União Regional Espírita – URE, braço unificacionista da FEP na região.

Dizíamos que antes da sua fundação oficial existia em STI um Grupo Espírita que trabalhava em prol dos ideais do Bem, coordenado primeiramente pela Sra. Alfredina Marta Kalsburg e depois pela pioneira Sra. Maria Josefa Gabilan Rulfini, Grupo que com o passar dos anos estabeleceu-se com o nome de Sociedade Espírita Seara do Evangelho, auxiliado por confrades de Foz, da Sociedade Espírita Aprendizes do Evangelho.

Posteriormente, após a sua fundação e filiação, tomou o nome definitivo de Centro Espírita Allan Kardec, em homenagem ao ínclito Codificador da Doutrina Espírita.

Um quarto de século depois o CEAK continua com suas diversas atividades doutrinárias semanais: palestras públicas e passes, grupos de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, evangelização infanto-juvenil, estudo sistematizado da mediunidade, atividades de assistência e promoção social espírita, biblioteca, livraria, videoteca e veiculação diária do Programa Momento Espírita na Rádio Cidade Verão, 104.9 FM, rádio comunitária de

STI, de grande penetração pública no município.

Assine a versão impressa
Leia também