Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2019 Número 1625 Ano 87

Centro de parto normal da Mansão do Caminho

setembro/2011 - Por Marialva Gomes e Adilton Pugliese

Foi inaugurado, em solenidade permeada de muitas emoções, realizada no dia 26 de agosto próximo passado, o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira/CPN-MSP, a mais nova unidade de trabalho da Mansão do Caminho, departamento social do Centro Espírita Caminho da Redenção/CECR, em Salvador, Bahia.

Divaldo Franco, feliz, chega assim ao ápice do sonho que teve aos 21 anos, em 1948, em torno da sua missão de ser uma vida dedicada à criança, ao jovem, na criação e educação, contando com o competente apoio de Nilson de Souza Pereira, presidente da Instituição.

O CPN é também resultado de uma “história de amor” que teve início na Era Cristã, na cidade de Cafarnaum, e que tem se perpetuado nos séculos, constituindo-se em exemplar fidelidade de um Espírito aos ideais do Cristo, através do amor ao próximo. Referimo-nos ao amor de Joanna de Ângelis e Jesus. A dinâmica desse Amor tem se movimentado e se consolidado na Terra, sobretudo por meio da Instituição Centro Espírita Caminho da Redenção, fundada em 7 de setembro de 1947, há 64 anos, portanto, e posteriormente do seu departamento de Ação Social, a Mansão do Caminho, fundada em 15 de agosto de 1952. Esse soberbo projeto, idealizado há séculos no Mundo Espiritual, recebeu a amorosa chancela do Poverello, Francisco de Assis, “que se prontificou a colaborar com a obra, desde que nessa comunidade jamais fosse olvidado o amor aos infelizes do mundo, ou negada a caridade aos filhos do Calvário”.

No decorrer dos anos, com o apoio dessas veneráveis Entidades e de outros Benfeitores Espirituais, sob a égide dos ideais do inesquecível Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, a atuação da Mansão do Caminho, nas suas atividades preponderantemente doutrinárias, sociais e educacionais, vem atingindo significativa performance, e que agora se consolida no segmento saúde, existente nessa Casa desde 1952, através do Setor Centro de Saúde José Carneiro de Campos, cuja ação junto à comunidade se amplia com a criação do Centro de Parto Normal.

Na oportunidade da inauguração, os idealizadores do projeto, Divaldo Franco e Nilson Pereira, e o diretor do Centro de Parto Normal, médico obstetra José Carlos Jesus Gaspar, receberam o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, o Governador do Estado, Jacques Wagner, e o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Jorge Solla, além de cerca de mais de duas mil pessoas da comunidade espírita, colaboradores da Casa, assistidos da Instituição, políticos, convidados e benfeitores do CECR, para a inauguração do primeiro Centro de Parto Normal do Brasil, conveniado à Rede Cegonha, projeto do Governo Federal lançado em maio deste ano.

A realização desse sonho deu-se graças a doações de D. Ana Veronese Beira e família, da cidade paulista de Amparo; do Fabiano of Christ Benevolant Society, de Parksville, Canadá, [representado pelo seu presidente Gian Carlo Chitto], presentes na solenidade; do Sr. Jonas Pinheiro, de São Paulo, além de colaboradores anônimos e convênios com os governos federal e estadual, através do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB.

Assine a versão impressa
Leia também