Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

Centro de Educação Infantil Josefina Rocha – 50 anos

junho/2011

Histórico

O Centro de Educação Infantil Josefina Rocha começou com a iniciativa, em 1959, de um grupo de senhoras, trabalhadoras voluntárias do Centro Espírita Antônio de Pádua, que verificando as necessidades urgentes da comunidade onde laboravam, mobilizaram-se para a criação da creche.

Com o auxílio da Federação Espírita do Paraná, que cedeu o terreno, foi construída a Creche. No dia 04/06/1959 o prédio ficou pronto e denominou-se Creche Josefina Rocha, em homenagem à benemérita trabalhadora espírita que já havia desencarnado e que, além de professora, era também parteira. Sua tarefa nobre consistia, além de trazer à luz do mundo os pequeninos, em dar continuidade ao atendimento às mães e seus filhos com dificuldades financeiras. Para Josefina Rocha, o atendimento deveria ser completo, não só o auxílio no parto, como também a ajuda para a melhoria de cada ser.

Em virtude de diversas dificuldades para instalação e funcionamento, a Creche só começou a funcionar a partir de 01/06/1961, dois anos mais tarde, com 20 crianças de 2 a 4 anos, em sede própria, na Rua México, 260, Bairro Bacacheri, em Curitiba.

No dia 1º de junho de 2011, durante todo o dia, recebemos várias homenagens e também tivemos desde cedo surpresas maravilhosas para as crianças:

Contação de histórias por Iracema, Maria da Glória, Sidelma e Maria Lúcia;

À tarde tivemos o belíssimo espetáculo “Pai do Mato”, pelo Grupo de Teatro Dr. Botica.

Às 18 horas tivemos o momento de oração, seguida de confraternização. Estiveram presentes Francisco Ferraz Batista, Luiz Henrique, Daniel, Paulo David e Góes, da Federação Espírita do Paraná; representantes dos pais das crianças, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação, do CAPSI, da Editora Positivo, voluntários, colaboradores e toda a equipe do CEI.

Um momento repleto de paz, alegria e muita gratidão.

A Instituição Hoje

O Centro de Educação Infantil Josefina Rocha oferta 110 vagas para turmas divididas em:

Maternal II – faixa etária de 3 anos – 20 alunos;

Pré 1 A – faixa etária de 4 anos – 22 alunos;

Pré 1 B – faixa etária de 4 anos – 22 alunos;

Pré 2 A – faixa etária de 5 anos – 23 alunos;

Pré 2 B – faixa etária de 5 anos – 23 alunos.

Adota como prioridade o atendimento de famílias com baixa renda e pais que estejam exercendo alguma atividade profissional nas redondezas.

Atende crianças oriundas de famílias de baixa renda familiar dos bairros Tingui, Boa Vista, Atuba, Bairro Alto, Bacacheri, Cabral e Santa Cândida, bem como dos municípios de Colombo e Almirante Tamandaré.

 

Filosofia de Ação

O CEI Josefina Rocha tem como filosofia de ação atender a criança no seu contexto educacional, social e espiritual, oportunizando o acesso ao conhecimento através da reflexão e crítica, partindo de suas necessidades e interesses; promovendo a autonomia, a iniciativa, a cooperação, a autoestima e a socialização, sempre envolvendo as famílias, a comunidade e os Centros Espíritas.

Prática Educativa

A prática educativa planejada em diversos espaços – sala de informática, biblioteca, salas de vídeo, de jogos, de artes, de sucata, pátios e refeitórios – atende às necessidades das crianças e proporciona um direcionamento claro, com atividades integradas que auxiliam no aprendizado e no desenvolvimento da criança.

Ações educativas com propostas desafiadoras e interessantes – através das artes, música, informática, aulas de xadrez, dança, teatro, poesia, pesquisa, entrevista, contato com a Natureza, criam oportunidades em diferentes áreas onde a criança pode se expressar, criticar, sugerir, ser acolhida e ser ouvida com muita atenção e amor.

Parcerias, convênio e colaboradores

O CEI é mantido pela Federação Espírita do Paraná e tem convênio com a Prefeitura Municipal de Curitiba e parcerias com a Editora Positivo, Gráfica Origami e CAPSI.

Conta ainda com um número significativo de voluntários de várias Casas Espíritas, que atuam na organização, armazenamento e compra de alimentos, na cozinha, contação de histórias, música, xadrez e com profissionais para atendimento na área da Psicologia, da Pedagogia e da Fonoaudiologia.

Equipe

Em sua equipe de trabalho, conta com 18 colaboradores: pedagogas, professores, educadores, auxiliares de serviços gerais, cozinheiras e auxiliares no setor administrativo, além de dois estagiários cedidos pela Prefeitura.

Hoje, após cinco décadas de sua idealização e com a denominação de “Centro de Educação Infantil Josefina Rocha”, a instituição funciona em período integral, das 7:30 às 17:30 horas. As crianças recebem quatro refeições por dia – café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

O grande dia: 50 anos depois

Todo o esforço constante para o aperfeiçoamento de suas instalações e atividades, a fim de atingir padrões de excelência, tanto em termos de alimentação, saúde e higiene, como no aspecto educacional e pedagógico, só foi possível graças ao trabalho de muitas mãos.

Nossa gratidão a todos aqueles que contribuíram com doações de material ou de serviços necessários à sua manutenção e funcionamento, pois o CEI Josefina Rocha só existe por força do apoio, da confiança, da dedicação e do amor, do muito amor de todos, dos dois planos da vida.

 

Assine a versão impressa
Leia também