Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87

Centro de Educação Infantil Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

abril/2015 - Por Cristiane da Graça de Almeida Torres

Inicialmente denominada Creche Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, foi criada pela Secretaria de Educação e Cultura, em 1949. Passou aos cuidados da FEP, em 13 de abril de 1950, com capacidade de atendimento para vinte crianças recém- nascidas até cinco anos de idade.

Sentindo a necessidade de auxiliar as crianças em idade escolar, no seu pleno desenvolvimento, foi criado o Jardim de Infância, dois anos mais tarde.

Para estender o atendimento a cinquenta crianças, na faixa etária de três a seis anos, mudou suas instalações, em 1958, para a Rua Saldanha Marinho, 570, ao lado da atual Sede Histórica da FEP. Os professores eram cedidos, através de convênio, pela Secretaria de Educação e Cultura. A grande procura por vagas motivou o acréscimo gradativo, para oitenta, cento e vinte, chegando a cento e cinquenta crianças, em 1971.

Em 1982, o número de matriculados aumentou para cento e setenta e cinco, retornando o Jardim para o antigo endereço, na Alameda Cabral, 340. Em 1992, a capacidade alcançou duzentos e oitenta crianças.

Mudanças governamentais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394, de 1996, do Governo Federal instituíram a faixa etária de zero a seis anos como a primeira etapa da educação básica e, como uma nova modalidade de ensino: a educação infantil. Dessa forma, as instituições tiveram que alterar sua nomenclatura, quando então passou a se denominar Centro de Educação Infantil – CEI Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.

Atualmente, o CEI possui convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba para atendimento a duzentas e setenta crianças, de três a cinco anos de idade. Recebem quatro refeições diárias seguindo orientações  nutricionais. É ofertado atendimento pedagógico com professoras especialistas, visando desenvolver o educando, assegurando a manifestação de interesses, desejos e necessidades dos diferentes grupos de crianças e famílias, para posterior ingresso no primeiro ano do ensino regular, aos seis anos. Conta com espaço físico adequado, instalações e equipamentos em condições de uso e higiene, conforme orientações da vigilância sanitária.

A imagem da infância mudou nesses sessenta e cinco anos da trajetória do CEI Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, pois desencadeou uma preocupação da sociedade em estabelecer métodos de educar e escolarizar as crianças. Mudanças positivas envolvem atitudes profissionais, humanitárias e de muito amor.

Foto: Acervo FEP

Assine a versão impressa
Leia também