Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Centro de Educação Infantil Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

maio/2008

O Centro de Educação Infantil Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, criado em 1949 pela Secretaria de Educação e Cultura do Paraná, com a denominação de “Creche nº 2”, passou aos cuidados da Federação Espírita do Paraná em 23/04/1950, com capacidade para 20 crianças.

Em 1951 foi criado um Jardim de Infância para que as crianças da creche em idade escolar pudessem ter aulas adequadas para o seu pleno desenvolvimento.

Em dezembro de 1958 mudou suas instalações para a Rua Saldanha Marinho nº 570, atendendo somente crianças de 3 a 6 anos, em convênio com a Secretaria de Educação e Cultura, que fornecia professores necessários para atender 50 crianças.

Devido à grande demanda e procura, a creche passou de 50 para 80, depois para 120 e 150 crianças em 1971.

Em 1982 passou a funcionar na Alameda Cabral nº 340, ampliando sua meta para 175, e assim progressivamente até que em 1992 passou para 280 crianças.

Atualmente o Centro de Educação Infantil Dr. Adolfo Bezerra de Menezes atende 280 crianças em período integral, das 7h30 às 18h, com 4 refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche e sopa.

As crianças são atendidas nos aspectos nutricional, médico e pedagógico. O trabalho é desenvolvido por profissionais especializados: atendentes no período da manhã com recreação dirigida e orientada, e professoras de pré-escolar à tarde. Conta ainda com médico homeopata voluntário. Quando se faz necessário, as crianças são atendidas por pedagoga da escola e encaminhadas para órgão da Prefeitura para atendimento psicológico e/ou fonoaudiólogo.

Para ingressar no espaço educacional, são adotados alguns critérios: que os responsáveis pela criança exerçam algum trabalho ou que estejam desempregados; que o menor necessite de proteção por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis, conforme prevê o Estatuto do Menor e do Adolescente em seus artigos 98 à 101; que atenda à faixa etária de 3 à 5 anos; que haja vaga disponível para atendimento.

Para atendimento aos menores, estão envolvidos 31 profissionais capacitados e constantemente treinados para exercerem suas funções com responsabilidade, além de dedicação e amor.

O Centro de Educação Infantil Dr. Adolfo Bezerra de Menezes procura estender sua ação educativa envolvendo também os pais e responsáveis pelos alunos. Trazendo a família para reuniões e palestras, procurando promover a ação de educar numa ação conjunta onde estão também inseridos encaminhamentos para outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos e postos de saúde.

Atualmente a instituição é dirigida pela professora Léa Dirce Pimentel.

Assine a versão impressa
Leia também