Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

Caravana da fraternidade juvenil FEP na CONBRAJE-SUL

outubro/2015

Com esta frase, após um FEPTOUR pela Sede Histórica e algumas palavras de José Virgílio Góes, sobre o Movimento Espírita do Brasil, os peregrinos da minicaravana da Inter-Regional Leste partiram de Curitiba, no dia 4 de setembro.

Simultaneamente, as minicaravanas da Inter-Regional Norte, Noroeste, Centro e Oeste partiram rumo a Guarulhos, cidade em que aconteceu a Conbraje-Sul.

Finalmente, a Caravana completa da Gralha Azul se encontrou, após meses de preparativos, conversas e expectativas.

A empatia foi imediata, os reencontros emocionantes e o espírito de união tomou conta de todos. Com as bandeiras da FEP, da Caravana Gralha Azul e do Paraná, foram vistos sempre unidos, circulando pelo local da CONBRAJE.

Durante o evento, trocaram ideias com jovens de outros Estados, estudaram, cantaram. Quando das apresentações das caravanas e seus respectivos estandartes, Marco Antônio Negrão, em nome da FEP, saudou todos os participantes e enfatizou da importância do evento para a Unificação do Movimento Espírita Juvenil da Comissão Regional Sul e do Brasil.

Os jovens do Paraná conviveram com diferentes culturas nacionais e também de países vizinhos como Uruguai e Equador, comprovando que a Doutrina Espírita espalhou seus frutos além da Pátria do Evangelho.

Para encerrar o evento, todas as Caravanas se reuniram e escreveram uma Carta de Compromisso conjunta, se propondo a dar continuidade às ações levantadas para os seis Espaços de Ação da Juventude, cada qual no seu Estado de origem.

A volta para casa foi marcada por reflexões sobre tudo o que foi visto, dito e ouvido nos dias da Conbraje-Sul, e as malas retornaram com um peso extra: da união e do compromisso selado, a fim de que, na Terra das Araucárias a Gralha Azul volte a cantar e a semear os bons frutos da Unificação!

 

Curso de capacitação do trabalhador espírita – fase 3

Nos dias 22 e 23 de agosto, aconteceu no Recanto Lins de Vasconcellos, o Módulo 1, que contou com momentos comuns com a Área de Atendimento Espiritual no Centro Espírita – AECE, e atividades específicas.

Para o início, a equipe DIJ/FEP preparou um quiz com quarenta perguntas, abordando conhecimentos básicos da Doutrina Espírita. Os inscritos, representando onze UREs do Estado, divididos em equipes, puderam recordar alguns dos tópicos apresentados na Fase 2.

Dentre os conteúdos trabalhados, destaque para a Fidelidade Doutrinária e a responsabilidade dos multiplicadores.

As despedidas foram calorosas, com a promessa de todos estarem juntos no próximo encontro, nos dias 10 e 11 de outubro.

Fotos: Acervo FEP.

Assine a versão impressa
Leia também