Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

Caravana da fraternidade juvenil FEP

setembro/2015

… E ACREDITAMOS, AINDA, NO PACTO ÁUREO?

“Sim, acreditamos sinceramente. Acreditamos no PACTO ÁUREO, exatamente por não ser obra dos homens, mas de Espíritos luminosos. Espíritos que inspiraram, também, a‘Caravana da Fraternidade’…” Leopoldo Machado (A Caravana da Fraternidade, cap. 9, ed. FEB)

Imbuída desta mensagem inspiradora e com o coração em festa, parte da caravana juvenil da FEP, que participará desse momento histórico de Unificação Nacional, se reuniu no dia 2 de agosto, para a PRÉ-CONBRAJE SUL, em Ponta Grossa, no Centro de Estudos e Assistência Espiritual Maria de Nazaré, uma das sete casas espíritas que compõem o Instituto Educacional Duque de Caxias – IEDC.

Foram acolhidos pela equipe de trabalhadores do Setor de Unificação da 2ª URE, e pelo fundador do IEDC, Ephaminondas Xavier de Barros, que, do alto de seus oitenta e seis anos, ofereceu uma verdadeira lição de amor ao trabalho federativo, levando às lágrimas os jovens e os trabalhadores, ao relatar como com perseverança e vontade de servir na Seara do Mestre Jesus é possível transformar sonhos em realidade, como o dele, que começou há cinquenta anos, com a fundação da primeira casa de acolhimento do IEDC.

Durante todo o dia, os jovens puderam refletir em torno do tema central da CONBRAJE SUL, trocar ideias sobre o verdadeiro significado do protagonismo juvenil, entender e rever a estrutura e funcionamento do Movimento Espírita local, regional, estadual e nacional.

Todas as atividades desenvolvidas de maneira leve, dinâmica e descontraída.

Ao final, os integrantes da Caravana foram presenteados com o livro Pacto Áureo – a vitória da Fraternidade (ed. FEP), para que pudessem lê-lo antes da viagem para Guarulhos, e entenderem o porquê dessa caravana juvenil da FEP fazer parte da história atual da Unificação Nacional.

Esse gesto da Diretora do DIJ-FEP, Tatyanna Braga de Moraes, representando a FEP e seu Setor de Unificação, simbolicamente marcou o início da viagem rumo à CONBRAJE SUL.

As minicaravanas das demais Inter-regionais igualmente farão seus encontros de alinhamento e estreitamento de laços. A caravana completa da juventude espírita do Paraná se encontrará em Guarulhos, SP, no dia 5 de setembro.

 

7º ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES DE DIJs

O tema central foi Se a trombeta der o sonido incerto, quem se preparará para a batalha (Paulo, I Coríntios, 14:8) e teve como objetivo a consolidação de documentos orientadores para as ações junto à Infância e à Juventude, contando com seminários e momentos de construção e diálogo em grupos de trabalho.

As exposições foram abrangentes e fundamentais para que as lideranças presentes possam aprimorar suas atividades: abordagem do cenário atual da Infância e da Juventude Espíritas,a partir dos dados dos Censos do IBGE de 2000 e 2010, por Álvaro Chrispino e Julia Torraca (RJ) e o Exercício da Liderança na Ação Federativa, por Gabriel Salum (RS). A palestra de encerramento foi proferida por Sandra Borba (RN): A batalha do Cristo está começada. Toda a vitória pertencerá ao Seu amor.

Todos foram profundamente tocados pelas reflexões, alinhamento de diretrizes, trocas de experiências e, principalmente, pela responsabilidade como lideranças – portadores das trombetas da Evangelização da infância e juventude nos Estados – de darem o sonido certo, para que a obra não seja prejudicada, esta que não é nossa, mas sim do Cristo e da qual somos apenas instrumentos.

Assine a versão impressa
Leia também