Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87

Câmara Federal homenageia Divaldo Franco

março/2018 - Por Washington Fernandes

Por iniciativa da deputada Maria Seabra Resende, o orador baiano foi homenageado nessa Casa de Leis, em outubro passado [2017].

Da ata da sessão solene, extraímos pronunciamento da deputada: Senhoras e senhores, reúnem-se nessa casa, em sessão solene, para comemorar o 90º aniversário de Divaldo Franco, o maior orador e divulgador espírita do Brasil, reconhecido internacionalmente, não apenas pelas centenas de publicações traduzidas, mas também, pelo extraordinário trabalho de caridade e assistência social, que realiza em Salvador.

Divaldo Franco se faz merecedor de todas as homenagens. É um fato interessante, que a Doutrina preconizada pelo francês Allan Kardec, tenha atravessado o Atlântico, e encontrado tantos seguidores no Brasil. A religiosidade inata do povo brasileiro, somada à presença histórica de múltiplas tradições religiosas, pode explicá-lo…

Divaldo, do alto dos seus 90 anos, dos quais 70 (anos) dedicados ao Espiritismo, segue em plena atividade, fazendo da sua crença um verdadeiro apanágio da luta pela fraternidade entre os homens, e pela Paz entre todas as nações.

Baiano de Feira de Santana, apresenta um histórico impressionante, como divulgador dos princípios cristãos, sob a ótica do Espiritismo. Notabilizou-se pelo trabalho de evangelização e revelação da Doutrina, sempre enfatizando a palavra de Cristo e o imperativo da caridade. Aos duzentos e cinquenta livros psicografados, traduzidos em dezessete idiomas, somam-se cerca de treze mil conferências, no Brasil e ao redor do Globo.

Entre centenas de homenagens, das mais diversas origens, recebeu o Título de Embaixador da Paz no Mundo, pela Universidade da Paz em Genebra, e o de Embaixador da Bondade no Mundo, pela Fundação de Monges Tibetanos, Kelsang Pawo.

Paralelamente, o trabalho notável da Mansão do Caminho em Salvador, que acolheu e educou centenas de crianças carentes, em regime de Lares Substitutos, tornou-se uma referência mundial de assistência social.

Atualmente, convertida em um grande Complexo Socioeducacional, a instituição atende três mil crianças, e jovens de famílias de baixa renda, garantindo oportunidade, esperança, dignidade e, sobretudo, iniciação espiritual, no sentido da prática do Bem, e do amor ao próximo.

Assim é que, em 2017, o alcance da obra de Divaldo Franco tornou-se inquestionável; seu exemplo comovente e transformador… Poucos líderes religiosos, no Brasil e no Mundo, mostraram-se tão verdadeiros e coerentes, transformando seu trabalho cotidiano, no mais puro exercício da mensagem espiritual.

Senhoras e senhores, deputados, em tempos de grande acirramento espiritual, de preconceitos e de intolerância…, a figura de Divaldo Pereira Franco ilumina nossos corações, renovando o poder do amor e da caridade. É por essa razão, que esta casa faz questão de render suas homenagens, enaltecendo a trajetória de um brasileiro de 90 anos, que dedicou toda sua vida à prática do amor ao próximo, à construção da Paz, e à divulgação do Cristianismo.

Assine a versão impressa
Leia também