Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2020 Número 1626 Ano 87

Brilhe a sua luz

Maio/2010

Uma campanha fep/Copel

Caros leitores do Jornal Mundo Espírita.

A partir deste mês de maio de 2010, a Federação Espírita do Paraná, responsável, há mais de 65 anos, por várias unidades de promoção social, lançará ampla campanha junto à comunidade espírita e à sociedade como um todo, para que essas obras sejam asseguradas, no futuro, sobretudo nestes tempos de mudanças na legislação, que podem afetar a continuidade dos serviços oferecidos.

Desse modo, apresenta-se como imperativa a necessidade de darmos a todos esses serviços, que atendem desde crianças até idosos carentes, a fundamental estabilidade e a excelência consoante com conceitos espíritas em torno de caridade, com vistas à promoção do ser humano.

Unidades sociais da FEP

–       Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, que oferece 262 leitos de internamento para doentes com distúrbios mentais, sendo que 160 dessas vagas são ocupadas pelo SUS, numa estrutura de 7.600 metros quadrados em edificações, com mais de 60 mil metros quadrados de terreno, localizado em um bairro considerado nobre, próximo ao centro de Curitiba e disponibilizado, durante mais de 6 décadas, aos que enfrentam dramas de natureza psicológica, com severos transtornos, inclusive que os colocam, na maior parte das vezes, na fronteira última da miséria humana.

Dentro desse complexo, a FEP promoveu, ao longo dos anos 2008 e 2009, um amplo trabalho de revitalização, de adequações e mudanças metodológicas importantes para que o Hospital se consolide na posição de centro de excelência em promoção de saúde mental nestes dias carentes de propostas válidas.

–       Centros de Educação Infantil

Os centros de educação infantil Bezerra de Menezes, Josefina Rocha e Mariinha atendem, juntos, diariamente, mais de 600 crianças, em período integral. Estão localizados em regiões estratégicas, de classe média ou média alta, com grande fluxo de pessoas, de modo a facilitar o acesso de muitas mães carentes ao mercado de trabalho que lhes assegurará a manutenção digna dos seus lares, sobretudo quando há a ausência da figura do pai, do companheiro que lhes compartilhe as responsabilidades familiares.

–       Escola Profissional Maria Ruth Junqueira, instrumentalizando e capacitando tecnicamente cerca de 17 mil alunos por ano, através de aproximadamente 30 cursos (pedreiro, azulejista, manicuro, pedicuro, cabeleireiro, confeiteiro, inglês, informática, entre outros) todos gratuitos.

Anualmente, a Escola incrementa a quantidade de vagas ofertadas, excedendo, inclusive, a sua própria capacidade financeira, a fim de atender a toda demanda de mercado.

Com isso, a Federação Espírita do Paraná cumpre um de seus importantes objetivos, traduzindo em ações práticas os postulados que difunde, auxiliando o ser humano a libertar-se das valas da ignorância, da dependência e da miséria, criando, assim, condições para que a sua autonomia seja resgatada, segundo os preceitos sobre os quais se assenta a base dessa convicção: “Brilhe a tua Luz” (Jesus).

A campanha

Trata-se de uma parceria com a COPEL, concessionária de energia elétrica.

Nesta campanha, a própria COPEL acrescentará, mensalmente, a contribuição ao valor final da fatura, e essa importantíssima contribuição será repassada à FEP.

É simples, todavia de vital importância para que continuemos nosso trabalho de promoção e ação social, em regime de segurança, liberando recursos, desse modo, para investimento em ações doutrinárias, que visem à difusão da mensagem consoladora e libertadora do Espiritismo, em dias de profundas carências.

Como participar da campanha

Há duas maneiras de participar deste grande empreendimento:

1)      Se você estiver cadastrado no banco de dados da FEP (através do “Momento em Casa”), receberá um e-mail como este:

Nesse e-mail bastará o preenchimento de alguns dados simples, que incluem o número do contrato, que está na parte superior da sua fatura da COPEL. Além disso, haverá um campo para o valor da contribuição mensal.

2)      Se você não estiver cadastrado na FEP, bastará acessar www.feparana.com.br/copel e preencher os campos com os dados de sua conta de energia.

Com antecipado agradecimento, votos de trabalho e bom ânimo.

Federação Espírita do Paraná

Assine a versão impressa
Leia também