Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

As Inter-Regionais – agende-se!

julho/2013 - Por Diretoria Executiva da FEP

O Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita do Paraná – FEP aprovou, em sua reunião do dia 27 de fevereiro de 1999, portanto, há quatorze anos, a subdivisão territorial do Estado do Paraná, em cinco Inter-Regionais.

Com o lema Dividir para multiplicar, surgiram as Inter-Regionais, com o objetivo de ampliar os meios de dinamização do Movimento Espírita, de forma organizada, e atuar como fonte geratriz de união pelo trabalho e fortalecimento da atuação federativa.

Voltadas para a difusão doutrinária, atuam em estreita consonância com as respectivas Uniões Regionais Espíritas – UREs e a Diretoria Executiva da FEP.

Para a delimitação, foram levados em conta fatores facilitadores do trabalho pretendido, quais sejam: URE’s limítrofes, número de Centros Espíritas de cada uma das URE’s, distância média adequada dentro da área de abrangência e entre as principais cidades, facilidades de transporte entre as cidades principais das UREs.

A divisão original sofreu alterações e hoje as cinco Inters-Regionais, assim se compõem:

Inter-Regional Centro: 12ª URE (Guarapuava), 14ª URE (Pato Branco), 15ª URE (União da Vitória);

Inter-Regional Norte: 4ª URE (Santo Antônio da Platina), 5ª URE (Cornélio Procópio), 6ª URE (Apucarana), 16ª URE (Londrina);

Inter-Regional Noroeste: 7ª URE (Maringá), 8ª URE (Paranavaí), 9ª URE (Umuarama), 11ª URE (Campo Mourão);

Inter-Regional Oeste: 10ª URE (Cascavel), 13ª URE (Foz do Iguaçu), 17ª URE (Palotina);

Inter-Regional Leste: 1ª URE (Matinhos), 2ª URE (Ponta Grossa), 3ª URE (São Mateus do Sul) e as UREs Metropolitanas Norte, Oeste e Leste.

A reunião de cada Inter-Regional é anual, com data previamente agendada. Naturais mudanças no seu desenvolvimento foram se concretizando ao longo desses anos, fruto da experiência, das solicitações dos representantes das UREs e dos trabalhadores participantes que, a cada ano, tem seu número acrescido.

No atual modelo, a Diretoria da FEP realiza uma reunião, na noite que antecede a realização da Inter-Regional, com os Presidentes das UREs envolvidas e os Presidentes das Casas Espíritas de sua abrangência.

Na reunião da Inter, buscando adequar a Federativa Estadual ao modelo das reuniões das Comissões Regionais do Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita Brasileira, são oferecidas sete áreas de trabalho, permitindo que o trabalhador se inscreva naquela em que desenvolve sua atividade no Centro Espírita ou na URE: Administrativo/Institucional/Unificação, Atendimento Espiritual na Casa Espírita, Comunicação Social Espírita, Estudo da Doutrina Espírita, Infância e Juventude, Mediunidade e Serviço Social Espírita.

Para 2013, estão agendadas as seguintes datas para a realização das Reuniões das Inter-Regionais:

Inter-Regional Centro……………..14.4.2013

Inter-Regional Norte……………….19.5.2013

Inter-Regional Noroeste…………..16.6.2013

Inter-Regional Oeste………. ……..18.8.2013

Inter-Regional Leste………………20.10.2013.

Agende-se! Contamos com sua presença.


Assine a versão impressa
Leia também