Envie para um(a) amigo(a)
Preencha o formulário abaixo e clique em "Enviar". Os campos com * são obrigatórios.
Arthur Lins de Vasconcellos Lopes
fevereiro/2008
- Nasceu em Teixeira/Paraíba, em 27 de março de 1891.
- Ingressou na Federação Espírita do Paraná em 1912, tendo ocupado a presidência em 1916, posteriormente em 1923, 1926 e 1929.
- Transferiu-se para o Rio de Janeiro, mas continuou como presidente honorário da Federação.
- Em 1950, por meio da psicografia de Chico Xavier, José Lopes Netto, que presidiu a Federação Espírita do Paraná aos 17 anos, agora na Espiritualidade Maior, adverte Lins de Vasconcellos para a grandiosa e inadiável obra da Unificação “para apressar o advento da fase em que vão atuar os Grandes Obreiros, diante dos quais não sou sequer digno de varrer o caminho”.
- Pelas mãos do mesmo Chico Xavier, Mariinha, irmã de Lins, revela as razões do seu resgate doloroso nessa existência. Ele fora um dos Comandantes das tropas que destruíram a cidade de Albi, na antiga França no século XIII. Os albigenses ou cátaros eram cristãos dissidentes do catolicismo.
- Atuou decisivamente para a realização do “Pacto Áureo”, assinado na FEB, na então capital do país, Rio de Janeiro, que selaria a pacificação dos ânimos dos espíritos em todo o Brasil. O fato histórico se deu em 5 de outubro de 1949.
- Ao lado de Francisco Spinelli, Leopoldo Machado, Campos Vergal, Oswaldo Mello, Antônio e tantos outros dedicados obreiros, organizou a Caravana da Fraternidade, que percorreria quase toda a nossa Nação, pregando a concórdia nos corações.
- Em 16 de março de 1941 sofreu violento ataque de angina pectoris que minaria sua saúde, pouco a pouco.
- Entregou sua imensa fortuna a João Ghignone e a Abibe Isfer para administrá-la em favor das obras da educação e da assistência social.
- Essa atitude de elevada consciência cristã e de desprendimento permitiria a Federação Espírita do Paraná realizar suas expressivas tarefas como hoje se conhece.
- A terrível e dolorosa doença o levaria a desencarnação em 21 de março de 1952.