Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2019 Número 1625 Ano 87

Área de Comunicação Social Espírita realiza encontro

novembro/2012 - Por Maria Helena Marcon.

Foi no Recanto Lins de Vasconcellos, cerca de trinta e oito quilômetros da capital paranaense, no município de Balsa Nova que, nos dias 29 e 30 de setembro, se reuniram os trabalhadores da Comunicação Social Espírita (CSE) do Estado, além de convidados de Santa Catarina e do Pará, para a oitava versão do Encontro de Comunicação Social Espírita.

Estiveram presentes setenta representantes das Uniões Regionais Espíritas – UREs e das Casas Espíritas, totalizando vinte e quatro municípios.

Atestando da necessidade de se associarem as várias áreas de trabalho da Federação, a fim de otimizarem as atividades, diretores e coordenadores de departamentos e setores se fizeram presentes como participantes e integrantes nas equipes de Recepção, Transporte, Integração, Infraestrutura: Estudo da Doutrina Espírita (Karina Greca); Orientação e Dinamização do Movimento Espírita (Adriano  Greca); Orientação à Infância e Juventude (Tatyanna Braga de Moraes, Elisângela Dias de Toledo, Sandra Mara Ferrari e Manuela Vaz Rocha); Atendimento Espiritual (Maria Rabel); Artes (Doriane Rossi); Programação e Eventos Doutrinários (Evandro Rabel e João Edson Alves). De se registrar ainda a atividade da Livraria Mundo Espírita, em ambos os dias e a atuação zelosa de Marco Aurélio Ishiyama, esmerando-se no atendimento à hospedagem e alimentação, sempre gentil e prestativo.

À frente do evento, Maria Helena Marcon e Mary Ishiyama, coordenadora e vice da Área da CSE na FEP. A coordenação geral ficou por conta de Merhy Seba que, desde o ano de 1992, vem ao Paraná para a realização desses Encontros, sempre produtivos e estimuladores ao burilamento das atividades afetas à Comunicação.

Neste ano, a temática foi voltada para a Comunicação Integrada e a Comunicação por Segmento.

O Presidente da FEP participou em vários momentos, dirigindo palavras de incentivo e apoio na abertura e de gratidão, no encerramento das atividades, concordando ainda, publicamente, com a proposta da Área de um novo Encontro em 2014.

O programa desenvolvido foi intenso, com abordagens expositivas e dialogadas, com considerações sobre Marketing, Antropologia, Psicologia e outras disciplinas acadêmicas, em correlação com a temática enfocada.

As atividades de integração iniciais, idealizadas e coordenadas por Karina e Adriano, tiveram o condão de quebrar o gelo, considerando que vários companheiros ainda não se conheciam.

Nada como tentar dizer ao outro o seu nome e sua profissão, sem falar, utilizando o próprio corpo para formar letras ou se ver em uma apresentação de Power Point, com direito a foto e legenda humorística, tudo demonstrando a criatividade da dupla.

O dinamismo de Merhy não se limitou à exposição e demonstração visual de campanhas e peças de comunicação. Certo de que fazendo é que se aprende, propôs a divisão dos participantes em pequenos grupos para criação de peças de comunicação, com temas apontados pelo grande grupo: Sesquicentenário de O Evangelho Segundo o Espiritismo (em 2014), Incentivo ao Estudo da Doutrina Espírita, Comportamento no Centro Espírita, Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, O passe espírita.

As peças produzidas pelas equipes surpreenderam pela qualidade, considerando-se o tempo de criação/elaboração e a pesquisa exigida (na Internet): em torno de duas horas e meia. E para que o aprendizado mais se alicerçasse, todos colaboraram no apontamento dos equívocos apresentados por cada equipe e nos consequentes ajustes nos outdoor, cartaz, jingle de rádio, web banner, Power Point, flyer, camiseta, sempre sob a direção experiente de Merhy.

Demonstrando que a Comunicação Social se faz de muitas formas, o Setor de Artes da FEP, na noite de sábado, 29, brindou os integrantes do Encontro e do Projeto Mediunidade, em atividade concomitante, com a apresentação do Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, sob a batuta da maestrina Doriane Rossi, tendo como técnica vocal Liane Guariente.

O Coral iniciou com as Bachianas Brasileiras, de Villa Lobos, no 4 e 5, adentrando-se nos versos musicados de Muitas moradas, evocou o sentimento patriótico com o Hino à Bandeira, entremeando canções com textos doutrinários, bem selecionados, até alcançar o auge com a interpretação de Dawn of a new century (Amanhecer de um novo século).

Antes, Paulo Roberto de Oliveira, locutor do Programa Radiofônico Momento Espírita, com  Marcelino Mores Filho no comando das  trilhas musicais, apresentou dois programas ao vivo, selecionados de faixas que compõem o CD volume 22, lançado no recente agosto. O público emocionou-se ao ouvir a narrativa dos óbices enfrentados nos primeiros tempos pelo programa, a sua quase retirada do ar pela emissora, a interferência Superior em preciso momento através de considerações de profissional do Ibope, os primeiros contatos com os idealizadores do Programa, evocando em especial o responsável espiritual por essa tarefa, segundo informações mediúnicas de Divaldo Pereira Franco: Lauro Schleder.

Os convidados de outros Estados e o coordenador geral foram agraciados com alguns materiais turísticos de Curitiba e com o DVD do filme O PREÇO DA PAZ, que retrata a vida do mais recente Herói Nacional, Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul (Lei nº 11.863, de 15 de dezembro de 2008).

Merhy Seba

Publicitário e professor universitário.

Formado pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.

Coordenador Nacional de Comunicação Social das Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional há vinte anos.

Dirigente do jornal Verdade e Luz, da União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Ribeirão Preto – SP.

Diretor do Departamento de Relações Públicas e Institucionais, na USE/SP.

Responsável pela coluna Plantão Tira –Dúvidas do Evangelho no Lar e no Coração, no jornal Dirigente Espírita.

Diretor de Relações Públicas na USE/Ribeirão Preto.

Responsável pela criação das campanhas: Comece pelo Começo (1972);

Viver em Família (1994);

O Evangelho no Lar e no Coração (2008).

Criador das logomarcas da USE-União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, CEI-Conselho Espírita Internacional, Conselho Espírita Italiano, Holandês e Dinamarquês.

No Paraná, coordenador dos Encontros Estaduais de Comunicação Social Espírita, desde o ano de 1992.

 Municípios do Paraná representados:

Apucarana, Arapoti, Cambará, Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Guarapuava, Guaratuba, Jandaia do Sul, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá, Pato Branco,Ponta Grossa, Prudentópolis, Santo Antonio da Platina, São José dos Pinhais, Umuarama, União da Vitória, Wenceslau Braz

Convidados:

São Miguel do Oeste/SC

Belém/PA

Assine a versão impressa
Leia também