
Anúncios da nova era
Bailarina com perna amputada volta a dançar balé
junho/2016Uma prótese de ponta de pé específica para dançar balé clássico devolveu à Melina Reis um sonho de criança. Após um acidente de carro há treze anos, mais de trinta cirurgias e complicações, a bailarina sofreu uma amputação na perna esquerda.
O desafio de permitir que ela voltasse a calçar as sapatilhas foi abraçado por um especialista em próteses de Campinas, SP.
O molde foi feito a partir do pé normal de Melina. Foi preciso aplicar conceitos de biomecânica e cálculos matemáticos para buscar uma inovação na área.
Eu fiz uma varredura na literatura e não tem nada publicado em relação a confecção de pé para uso em sapatilha de ponta para a realização de balé clássico, conta o médico especialista em próteses José André Carvalho, diretor do Instituto de Prótese e Órtese de Campinas.
Amputação e a primeira prótese
Há um ano, após complicações na perna afetada e sofrer a amputação, Melina passou a usar uma prótese no lugar do pé esquerdo. A pergunta se o sonho de menina havia se perdido para sempre era inevitável.
Prótese rara
Usando resina, fibra de carbono e gesso, Dr. Carvalho conseguiu atingir o resultado que ela esperava, mas esse era só o primeiro passo em busca da perfeição em cada movimento.
O desafio é ela conseguir se manter equilibrada sobre a prótese usando como área para apoio 1cm², explica o especialista.
Após testes e alguns ajustes, devido à diferença de altura, por exemplo, a prótese ficou pronta e se encaixou perfeitamente dentro de uma sapatilha de balé clássico, do jeito que ela queria.
A maior dificuldade é o nervosismo, a emoção, que não dá para controlar muito bem, e a questão do equilíbrio mesmo, conta Melina.
De volta aos ensaios
Poucos dias após o fim dos testes, Melina se misturou a outras bailarinas, com o mesmo porte e dedicação, em aulas de balé. E virou referência de superação para as demais alunas.
Foi maravilhoso. Eu me senti viva de novo. Parece que estou vivendo um sonho, nem parece que é verdade, diz emocionada.
Globo.com. G1-Campinas e Região. 14.3.2016.
-
Artigos
Inteligência e moralidade na visão espírita
É mister que uma farta corrente idealista, um potente sopro moral varram as sombras,... -
Notícias
Qualificação do trabalhador da Comunicação Social Espírita
Com inscrições prévias, em Curitiba, na sede da FEP, iniciou o novo Curso, em... -
Notícias
Atividade pró Remanso Fraterno em Zurique
O Centro de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis – CEEJA, na Suíça, noticia que... -
Notícias
Manhã de autógrafos e Palestra no Teatro da FEP
Para todos os que estávamos saudosos de ouvir Raul Teixeira, na tribuna, foi uma...