Jornal Mundo Espírita

Janeiro de 2020 Número 1626 Ano 87

Ano após ano

agosto/2007

Há 105 anos, no dia 24 de agosto, em Curitiba, PR, começavam a se materializar as aspirações de um grupo de homens e Instituições, com a fundação da Federação Espírita do Paraná – FEP, tendo como missão espalhar pelo território paranaense a mensagem espírita, levando o seu conhecimento ao maior número de interessados, de maneira a ampliar os horizontes do consolo e da esperança da sociedade.

E assim vem acontecendo ano após ano.

Presente em cada Instituição Espírita, filiada ou não, pela oferta constante dos seus préstimos, oportunizando seu trabalho e sua colaboração pela  execução dos seus programas de difusão doutrinária, a FEP empenha-se por fortalecer, assim, os laços de fraternidade e união em nome da Causa Maior.

Inspirando-se na imagem da família que vive em harmonia, busca congregar os espíritas em torno do estudo, da prática da caridade e da vivência dos postulados espíritas.

Empunhando a bandeira das leis morais da vida, labora incessantemente pela instalação definitiva das conquistas superiores do Espírito, quando terá se erradicado dos corações humanos o ódio, a revolta, a inveja, o ciúme, a vaidade, o orgulho, o egoísmo, fontes geratrizes dos males que afligem a sociedade e os indivíduos.

Naturalmente, a FEP e o Movimento Espírita não guardam a pretensão de salvadores e solucionadores dos problemas humanos. Mas dispendem todos os esforços para contribuir com tijolos de amor na construção do Mundo Melhor, convidando a que cada um realize transformações duradouras em seu modo pessoal de pensar e de agir, mudando para melhor a sociedade, a partir da melhoria do homem.

Muito já foi feito nesses 105 anos. Mas ainda há muito o que se fazer.

Assim, sempre oportuno o convite do Sublime Amigo: Vem hoje trabalhar na vinha do Senhor. Repeti-lo com insistência para que ecoe na lembrança de todos, e, então, se dê a feliz decisão pelo dia de hoje e pelo momento de agora como o instante do recomeço da caminhada rumo aos dias felizes.

Em data tão significativa, a FEP aproveita do ensejo para transferir os méritos dos melhores resultados até aqui alcançados a cada um dos Espíritas e a cada Instituição Espírita, que, ao longo de 105 anos vem somando esforços, unidos, palmilhando as trilhas da redenção espiritual

Assine a versão impressa
Leia também