Jornal Mundo Espírita

Maio de 2019 Número 1618 Ano 87

Aniversário da Federação Espírita do Paraná

outubro/2015

Foi na manhã de domingo, 23 de agosto, no Teatro da FEP, com a casa cheia e em clima de nostalgia, que o volume 28 do CD Momento Espírita encontrou ensejo para ser lançado. Os minutos que antecederam o lançamento do novo CD foram marcados por rica narração do 1º vice-presidente da FEP, Adriano Lino Greca, sobre a brilhante trajetória de 113 anos da Federação Espírita do Paraná, desde que a ocasião daria início às comemorações da data.

Em sua fala, destacou, de forma sucinta as onze décadas de trabalho e pioneirismo da FEP, lembrando ações como o encaminhamento das crianças órfãs da Guerra do Contestado, em 1914, a oferta das dependências da FEP para abrigar os enfermos da gripe espanhola, em 1918.

Lembrou os dizeres do benfeitor Lins de Vasconcellos, através da psicografia de Divaldo Pereira Franco: a nossa veneranda Entidade nasceu do amor à união entre os espíritas e as suas sociedades, alicerçada na fidelidade à Codificação Kardequiana e centrada no Evangelho de Jesus.

E detalhou o grande trabalho doutrinário, concretizado nas Conferências Estaduais anuais, os Encontros de Trabalhadores, a Biblioteca Virtual, a Livraria Mundo Espírita, o Jornal Mundo Espírita, o Programa Momento Espírita, o acervo da Sede Histórica, o Portal da FEP.

O público foi ainda agraciado com emocionante apresentação do Setor de Artes da FEP, com Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, de Curitiba, sob a regência de Doriane Rossi, também regente do Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná, com participação dos músicos Fábio Cardoso (piano) e Léo Cardoso (percussão), tendo como solista Liane Guariente.

Mas, o momento mais aguardado era a apresentação ao vivo de duas faixas do novo CD, narradas pelo próprio apresentador do Programa Radiofônico Momento Espírita, cuja voz inconfundível se popularizou por meio do programa veiculado, atualmente, em cento e oitenta e duas emissoras.

Paulo Roberto comoveu a todos com sua presença de palco, falando sobre Jesus, violência e poder. Ao final do evento, houve fila para autógrafos e fotos com o apresentador e quatro dos atuais redatores, o que evidenciou a abrangência do Momento Espírita, no ar há ininterruptos 23 anos.


Repertório do Coral:

Gabriel’s oboe (Enio Morricone)

Only time (Enya)

The Lord is my shepherd (Howard Goodall)

Retina (Consuelo de Paula e Rubens Nogueira)

Doce Silêncio (Claudia Serrão Scheffer)

Aleluia  (Andrey Cechelero)

Baba Yetu (música de Christopher Tim, letra adaptada do swahili, por Chris Kiagiri)

Jaqueline Ribeiro da Costa de Souza.

Fotos: Francine Barros

 

Cumprimentos pelos 113 anos da FEP

Inúmeros foram os cumprimentos que chegaram à FEP, no assinalar do seu aniversário de fundação. Resumimos, em destaque, alguns:

 

Meus cumprimentos à Federação Espírita do Paraná pelos seus 113 anos de fecundo trabalho na divulgação do Espiritismo.

 Altivo Ferreira/Santos/SP.

 

Agradeço de coração o convite para a festa de 113 anos da FEP. Não poderei comparecer e cumprimento, parabenizando diretores e filiados a prestimoso Órgão de Unificação do nosso movimento.

Édo Mariani/Matão/SP.

 

Parabéns a todos da Federação que contribuíram, nesses 113 anos, para que muitas almas fossem resgatadas para o Reino do Senhor. Esse trabalho é árduo e diário mas, com amor e perseverança, se transforma o mundo.

Emerson Paris/Orlando/Flórida/USA.

 

É com imensa alegria que recebemos a notícia do aniversário da FEP. Parabenizo toda a equipe pelo importante trabalho de divulgação da doutrina espírita: o Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas – CEPE, por nos trazer estudos que aprimoram os nossos conhecimentos; a equipe do Momento Espírita, que nos abrilhanta com emocionantes e profundas mensagens que tocam a nossa alma; o Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita – DAPSE, por nos proporcionar reflexões sobre a promoção social, a toda equipe administrativa, a Diretoria e demais setores da FEP que trabalham para que todas as atividades aconteçam.

Parabéns a todos! O meu muito obrigada por produzirem tanto material que tem ajudado muito o meu crescimento.

 Denise Magalhães.

 

Parabenizamos a FEP pelo 113º  aniversário!

Só temos a agradecer pelo apoio, incentivo, cursos e, além de todo o trabalho assistencial desenvolvido, é importante ressaltar os laços de amizade que se estreitam!

Que Jesus abençoe e ilumine os caminhos de toda a equipe para que estejam sempre fazendo a vontade dEle!

Alzira Shimizo/Casa Espírita Amantes do Bem/Joaquim Távora/PR.

 

Parabéns à nossa amada FEP e aos seus membros.

Divaldo Pereira Franco/Salvador/BA.

Assine a versão impressa
Leia também