Jornal Mundo Espírita

Dezembro de 2018 Número 1613 Ano 86

Alunos da PUC/PR na sede histórica

julho/2017 - Por Vera Lúcia Carrano de Oliveira

Para compor o trabalho Desmistificando a religião espírita e entendendo o seu significado na vida de um adepto, alunos do Curso de Licenciatura em História, estiveram na FEP, entrevistando José Virgílio Góes, membro do Conselho Federativo Estadual, em 17 de maio.

O objetivo de Gabriel Viana, Letícia Wichinieski, Stephanie Jimenes Tassoulas e Vivian Maria Korb era produzir um vídeo documentário, enfocando a  religião, o preconceito e seu significado.

Com seu vasto conhecimento da Doutrina Espírita, seu habitual entusiasmo e  alegria, Góes respondeu a perguntas sobre sua iniciação espírita e o papel do Espiritismo em sua vida, tabus e preconceitos, o amor e a caridade como base da Doutrina Espírita, dentre outras.

Os alunos ficaram encantados com a forma simples com que Góes lhes foi sanando as dúvidas. Gratidão e elogios a ele, não faltaram.

Como complementação da pesquisa, visitaram o Centro Espírita Abibe Isfer, onde participaram brevemente, do Grupo de Estudo da Doutrina Espírita, sendo recebidos, em seguida, pela Diretora Administrativa, Elizete Bahls Gomes da Silva, que gentilmente informou a respeito das atividades de um Centro Espírita.

Como alunos de Licenciatura em História, antenados, os jovens se identificaram com a beleza da Sede Histórica e o rico acervo de quadros, fotografias, obras raras, documentos históricos, a cuidadosa conservação e documentação. Em breve passeio por alguns ambientes, passaram aos registros fotográficos.

Solicitaram à bibliotecária, Vera Lúcia Carrano de Oliveira, o auxílio para outro trabalho acadêmico, esse voltado para a conservação e restauração de acervos, desde que o que encontraram na Sede, era exatamente o que buscavam.

Cinco dias depois retornaram,  agora em formação um pouco diferente: Letícia Wichinieski, Marcos Manoel Junior, Stephanie Jimenes Tassoulas e Vivian Maria Korb, sendo orientados por Vera Lúcia.

Na disciplina Prática profissional III – Gestão de documentação e arquivos, formularam uma série de perguntas, com relação à missão e objetivo do acervo; histórico geral da formação do acervo; técnicas gerais de conservação, preservação, acondicionamento e restauração aplicadas.

Os estudantes tiveram contato com os diversos tipos de materiais da biblioteca, manuseando e fotografando, para exemplificação da pesquisa. Foram apresentadas e explicadas, detalhadamente, todas as técnicas utilizadas para a restauração e conservação do acervo, assim como acondicionamentos apropriados.

Por fim, por sugestão da bibliotecária, utilizaram o Jornal Mundo Espírita, primeiras edições de 1932, para aprofundar mais o trabalho, como um excelente exemplo de obra restaurada em seu formato encapsulado.

Concluindo a tarefa, foram convidados, individualmente ou o grupo todo da disciplina, a fazerem a Visita Guiada à Sede Histórica, considerando que para a profissão que escolheram, o prédio da Sede, além de contar a história da FEP e do Espiritismo no Paraná, abriga uma espetacular demonstração de conservação de acervos históricos, que serve de modelo para qualquer área, o que é sempre, pelos que a visitam, extremamente elogiado.

Mesmo que a FEP não tenha esse objetivo como principal para a sua Sede Histórica, é gratificante saber que alcança outras formas de exemplo de trabalho de qualidade, ao cuidar da sua própria História.

Foto: Acervo FEP

Assine a versão impressa
Leia também