Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2019 Número 1623 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

2ª URE

Alírio Cerqueira Filho em périplo pelos Campos Gerais

agosto/2009

Nos dias 26, 27 e 28 de junho passado esteve desenvolvendo atividades ao longo da 2a URE o médico homeopata, natural de Cuiabá, Alírio Cerqueira Filho. Sua jornada iniciou na cidade de União da Vitória, quando, na noite de sexta-feira, 26, no Cine Luz, para um público de mais de 300 pessoas, desenvolveu o tema “Evangelho e psicologia: uma jornada profunda de autoconhecimento”. Discorrendo sobre três versículos do Evangelho de Mateus (11:28-30), analisou o contexto de estar aflito e sobrecarregado, no conceito de Jesus e o que Jesus propõe com “ser brando e humilde”. Na manhã seguinte, após 4 horas de viagem a Ponta Grossa, na tarde de sábado, desenvolveu um seminário para mais de 90 trabalhadores, com a seguinte temática: Modelo de liderança, trabalho e autotransformação: reflexões para trabalhadores e dirigentes espíritas. Ao longo de três horas, o médico cuiabano pode fazer uma análise em torno de Jesus como o arquétipo da liderança com amor, a partir do mesmo trecho do evangelho de Mateus analisado na noite anterior, agora desdobrando-o em 06 etapas de autoanálise:

1ª. Etapa: Reconhecer-se em sofrimento, aflito e sobrecarregado a partir das próprias ações de desamor, rebeldia e orgulho diante da Vida.
2ª. Etapa: Após esse reconhecimento, ir ao encontro do amor que Jesus representa com o objetivo de conseguir alívio ao sofrimento e à sobrecarga, para que possa se tornar um aprendiz do Mestre.
3ª. Etapa: Tomar o amor como diretriz de vida para poder aprender.
4ª. Etapa: Tornar-se, efetivamente, um aprendiz do Mestre amoroso, brando e humilde de coração.
5ª. Etapa: Encontrar a serenidade e a harmonia gerada pela condição de ser um aprendiz.
6ª. Etapa: Tornar a própria vida suave e a evolução, por meio do aprendizado, um fardo leve de ser carregado.

Para concluir suas atividades, no domingo pela manhã, Alírio Cerqueira Filho proferiu uma palestra no auditório da Sociedade Espírita Francisco de Assis, onde mais de 200 pessoas foram ouvir-lhe abordar a respeito de “Saúde nas relações familiares”.

Após intensa atividade na região dos campos gerais, o médico cuiabano, sempre prestativo e afável, atendendo a todos quando solicitado, retornou na tarde de domingo a Curitiba, para pegar o avião de retorno ao seu lar, deixando reflexões profundas em todos aqueles que se permitiram escutá-lo.  

Assine a versão impressa
Leia também