Jornal Mundo Espírita

Julho de 2020 Número 1632 Ano 88

Alberto Almeida coordena Encontro de Trabalhadores e Dirigentes Espíritas em Campo Mourão

agosto/2010

A inter-regional Noroeste, integrando as regiões de Maringá, 7ª URE; Paranavaí, 8ª URE; Umuarama 9ª URE; e Campo Mourão, 11ª URE, promoveram nos dias 03 e 04 de julho de 2010, com apoio da Federação Espírita do Paraná e participação do seu Presidente Francisco Ferraz Batista, acompanhado de sua esposa e do Primeiro vice-presidente Luiz Henrique da Silva e esposa, mais uma edição do ENTRADESP – Encontro de Trabalhadores e Dirigentes Espíritas, desta vez realizado pela 11ª URE, em Campo Mourão, sob a coordenação do Dr. Alberto Almeida, com a participação de 230 trabalhadores.

O tema abordado: “Espíritas, amai-vos! Espíritas, instruí-vos!” teve como objetivo principal a motivação dos dirigentes e trabalhadores para a excelência do trabalho na seara espírita.

Alberto bordou seis aspectos essenciais do ego que, por serem conquistados apenas na aparência, negados, ou ainda exacerbados, impedem que o trabalhador espírita alcance o objetivo da excelência pessoal no trabalho, divulgação e vivência espírita. São eles: o social, o corporal, o atitudinal, o emocional, o racional e o espiritual.

Apontou a necessidade de conquistarmos, em cada um desses aspectos, o verdadeiro, superando as construções armadilhas do ego que, por serem falsas, inibem a verdadeira motivação do seareiro, alicerçada na própria emancipação.

No aspecto social, construir a convivência, vencendo o isolacionismo e o misturar-se; no corporal, aprender a cuidar-se, superando o cultuar e o mortificar; no atitudinal, alcançando a ação, ante o ativismo e a contemplação; no emocional, devemos buscar a transformação, superando a postura de ser passional ou insensível; no aspecto racional, buscar o bom senso, desviando do sofisma e ignorância; e por fim, no âmbito espiritual, alcançar o estado de transcendência sobre os desvios do fanatismo e do ateísmo.

Estes os requisitos necessários para o trabalhador espírita, no afã de encontrar e manter a motivação necessária para o trabalho no centro espírita, bem como na sua transformação moral. Daí a necessidade do trabalho contínuo e sincero, porém nunca apressado, dando tempo à necessária lapidação das arestas, propiciando a construção do Homem de Bem sobre bases firmes e inquebrantáveis, talhadas pelo esforço próprio, possibilitando a aquisição da beleza, da justiça, da bondade, da eticidade e da verdade.

Em sua abordagem lúcida, trouxe o recheio de experiências e vivências tornando rico material para contínua análise por todos aqueles que buscam a excelência pessoal.

Aproveitando a ocasião do ENTRADESP, ainda no dia 03 de julho, às 20h30, o Dr. Alberto Almeida proferiu conferência pública no Celebra Eventos, com a presença de 800 pessoas, que tiveram ensejo de assistir a emocionante apresentação musical do Coral Encanto, preparando os corações para receber a excelente conferência sobre o tema: “A arte de apreender: como lidar com situações negativas”, levando o público presente à emoção com a história da vida de Viktor Frankl, e a possibilidade que temos de, em descobrindo o verdadeiro sentido existencial, vencermos nossos problemas, por mais complexos e difíceis que pareçam, e alcançar a Felicidade!

Assine a versão impressa
Leia também