Jornal Mundo Espírita

Julho de 2019 Número 1620 Ano 87

Ação voluntária no Remanso Fraterno

julho/2013 - Por Elaine Dornellas

Há vinte e cinco anos surgiu o Remanso Fraterno, departamento da Sociedade Espírita Fraternidade (SEF), no bairro de Várzea das Moças, em Niterói. O nome foi sugerido, sabiamente, pelo Espírito José Grosso, por se tratar de um terreno de 50.000m2, com bastante verde, remansoso e, felizmente, ainda cercado de sítios bucólicos, afastado do movimento frenético da vida urbana.

Nesse cenário, diariamente, o silêncio é rompido às 7h30 da manhã, quando as crianças chegam em dois ônibus fretados, para mais um dia de aula. Ao longe, as vozes infantis se assemelham a músicas alegres para os ouvidos. O vai-e-vem das crianças começa com a caminhada do portão principal, cada turma com suas professoras, até a entrada da escola, quando se reúnem para uma oração em conjunto, ao ar livre. Posteriormente, o lanche é servido no refeitório a todas as turmas e, em seguida, seguem para suas salas de aula, cumprindo mais um dia de grandes aprendizados. A volta para casa ocorre às 16h30.

São atendidas, gratuitamente, cento e vinte crianças no ensino fundamental e noventa e três na educação infantil. As crianças têm aulas de capoeira, artes, reciclagem, incentivo à leitura, reforço escolar e música. As aulas de yoga, educação ambiental e produção de textos são oferecidas, semanalmente, por voluntários.

Destacamos o valoroso e imprescindível trabalho realizado pelos voluntários. Além das disciplinas citadas, eles se comprometem a atender, semanalmente, na escola (Núcleo Escolar Profa. Clélia Rocha), nas áreas da psicologia, odontologia, pediatria, pedagogia, biologia, geografia, português, assistência social, entre outros.

A atuação desses profissionais voluntários resulta no atendimento diferenciado aos alunos e professores. Muitos comparecem uma, duas vezes por semana, outros vão diariamente dar seu contributo, de acordo com suas possibilidades.

Há um trabalho novo que está ganhando forças. Trata-se de um plano ousado de reflorestamento do Remanso com mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O intuito é, não somente dar manutenção nos jardins, horta e pomares, mas transformar o Remanso em um laboratório para experimentação de plantios, criar trilha pedagógica e despertar a consciência dos alunos para a importância da preservação da fauna e flora.

Aos sábados, o cenário é o mesmo, mas a estrutura é outra. Nesse dia, o Remanso recebe bebês, crianças, jovens, adultos para aulas de evangelização, artesanato, palestras, oficinas de pizza, jardinagem, aulas de violão, inglês e iniciação ao conhecimento da elétrica. Há o momento do futebol e das brincadeiras. A vibração feliz de todos é notória.

Os setores de promoção integral, acompanhamento familiar e evangelização são responsáveis pelas atividades desenvolvidas, trocando conhecimentos, ajudando-os na reflexão sobre a vida, a necessidade de mudança de hábitos, ao trabalho da autoestima, ao estímulo à sensibilidade e muito mais…

Voluntários participam, ainda, da manutenção e pintura dos prédios, significando economia para a Instituição. Há uma necessidade urgente de ser incrementado esse setor pois mantém os prédios sem os naturais danos causados pelo tempo e pela utilização.

O acolhimento é respaldado nos valores baseados na Doutrina Espírita. Acreditamos na importância dessa obra para a sociedade e buscamos lapidar nossas almas, através da solidariedade, exercitando a generosidade, a beleza do saber ouvir o outro e da empatia.

A boa convivência fraterna com os companheiros de equipe fortalece, sem dúvidas, o vínculo com as entidades espirituais amigas, que vibram por nosso crescimento evolutivo e, consequentemente, os daqueles que nos buscam.

As dificuldades materiais e humanas são inúmeras, mas mantendo a equipe coesa, consciente, buscando fazer o melhor, com organização e respeito, vencemos a nós mesmos e mais um dia de esforços no Bem. Desanimar, nunca!

Após o almoço, também feito pela equipe de voluntários dedicados, todos voltam para seus lares, em ônibus fretado pela SEF.

Poder-se-á aquilatar o quanto o Remanso Fraterno ganha com a contribuição dos voluntários? Faça parte você também dessa engrenagem do Bem. As demandas são enormes e constantes. Há espaço para todos os que queiram manter esse celeiro de recursos em ação, servindo ao Cristo!

www.remansofraterno.org.br

www.sef.org.br

Assine a versão impressa
Leia também