Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

A paz é o caminho

janeiro/2018 - Por Mariana Nunes e Dênis Rodrigo Dias

Um céu nublado e uma fina chuva tornaram mais agradáveis um dia de primavera: 22 de outubro de 2017.

Nessa data especial, nutrida por elevados sentimentos, a quinta edição do Movimento Você e a Paz, em Amparo, reuniu milhares de participantes que deram início às atividades programadas com uma Caminhada pela Paz, percorrendo um trajeto simbólico pela cidade, preenchendo as ruas com um sincero convite para que a população pensasse sobre a necessidade de que a PAZ se aculture entre as pessoas, as famílias e os corações.

No período da tarde, instituições diversas promoveram atividades dedicadas aos variados públicos, distribuídas em setores como o Espaço da Saúde, o Espaço da Leitura, de Orientações Jurídicas, Oficinas do Bem, Espaço da Beleza, entre outros que tinham como principal intuito prestar serviços de utilidade, recreação e reflexão.

A cerimônia da noite teve início com a mensagem do Pastor José Lima, da Assembleia de Deus Ministério do Belém, de Amparo, que encorajou os presentes a perseverarem nos desafios cotidianos, desde que A enorme batalha que hoje a humanidade enfrenta terá como resultado a  Grande Paz.

A música Paz Pela Paz, considerada o hino do Movimento, foi apresentada pelo Grupo Tom Maior, sob regência da professora Ciça Baradel e participação especial de Marcelo Archetti, que envolveu o público com sua doce voz e presença.

O bispo da Diocese de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio, trouxe em sua fala a importância de sermos verdadeiros embaixadores da Paz e, Na condição de filhos de Deus e irmãos uns dos outros, assumirmos nossa preciosa colaboração na construção de um mundo melhor, de um Brasil melhor.

Logo depois da exibição de um vídeo especialmente preparado para o evento, Divaldo Pereira Franco, médium, orador espírita e fundador do Movimento, destacou o amor e o perdão como fundamentais para percorrermos o caminho da Paz:  Como poderemos salvar a humanidade? A beleza é que salvará o mundo, porque Deus é amor e através da beleza, por meio do amor que é Deus em nós, um Deus essencial que vive e que deveremos desenvolver de gota de luz no sol fecundo e que nos ilumina de dentro para fora através da fraternidade, da generosidade, da compreensão e da compaixão para aprendermos realmente a amar. Esse amor produz no perdão a paz que somente Ele pode dar, a paz da consciência tranquila, do caráter régio e dos atos corretos. O Movimento Você e a Paz é esse convite para sermos a Paz que não tem caminho, mas que é o caminho.

Merecidas homenagens foram prestadas aos oradores da noite, aos apoiadores do evento e a instituições que se destacam evidentemente a favor do bem:  os Capacetes Azuis do Brasil, do Exército Brasileiro e a Make-A-Wish Brasil.

O domingo dedicado à Paz se encerrou com a participação de Guilherme Arantes e com a certeza de que, no ano em que o Movimento completa 20 anos, o evento se revigora e denota a sua extrema relevância, retratada na alegria estampada no rosto dos voluntários que trabalharam sua realização e também nas sementes que são novamente lançadas nos corações que se revigoram em oportunidades como essa.

 

Fotos: Celso Congilio

Assine a versão impressa
Leia também