Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

A hora e a vez da Comunicação Social Espírita

VII Encontro Estadual de Comunicação Social Espírita.

setembro/2010 - Por Maria Helena Marcon

A Federação Espírita do Paraná – FEP promoveu, nos dias 14 e 15 de agosto de 2010, em sua Sede Histórica, na Capital Paranaense, o VII Encontro Estadual de Comunicação Social Espírita.

Na abertura, estiveram presentes, representando o Presidente da FEP, Luiz Henrique da Silva e Daniel Dallagnol, vice-presidentes, tendo este último apresentado os projetos mais recentes da Federativa, na Área da Comunicação.

A segura coordenação foi de Merhy Seba, coordenador da área de Comunicação Social Espírita das Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, que abordou Gêneros e Modalidades de Comunicação, realizando um retrospecto teórico sobre os fundamentos gerais da Comunicação Social Espírita e propondo a construção de uma plataforma para elaboração de projetos regionais de comunicação.

O evento, de 11 horas de duração, contou ainda com Oficinas, onde os participantes das Uniões Regionais Espíritas da FEP e os convidados da Associação de Divulgadores Espíritas – Paraná e da Federação Espírita do Estado do Rio Grande do Sul puderam mostrar sua criatividade na elaboração de peças publicitárias, indo do release ao cartaz, pôster, outdoor, notícia etc.

Como parte integrante da atividade, o Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, de Curitiba, realizou seleta apresentação musical no sábado à noite, que foi aberta ao público, no Teatro da FEP, demonstrando a Comunicação através da música.

Contou com a participação da pianista Priscilla Prueter, a maestrina Doriane Rossi, a preparadora vocal Liane Guariente, tendo esta, inclusive, emocionado, de forma muito particular a plateia com os solos do negro spiritual Down to the river to pray e a música sacra Pie Yesu, esta em dueto com Flávio Terêncio.

O Programa Radiofônico Momento Espírita, no ar desde 1992, foi realizado ao vivo, com a presença do locutor Paulo Roberto de Oliveira que, ao demais, emocionado, relatou fatos inéditos a respeito do programa, ele que, como espírita e locutor, dá vida aos textos dos redatores.

No domingo, o entusiasmo estava ainda no auge, quando se encerrou a atividade e o coordenador, jovial, recebeu manifestações de carinho e postou-se para muitas fotos.

Várias foram os e-mails posteriores ao evento, e destacamos:

Adorei o evento e me motivou muito a abraçar ainda mais a causa da Comunicação Espírita. Espero, de coração, conseguir ser cada vez mais útil ao Movimento aqui na nossa região para levar aos leigos o conhecimento da Doutrina Espírita de forma correta, séria e eficiente.

Fernanda Borges, de Londrina (escreve para a Revista Eletrônica O Consolador e o Jornal O imortal)

 

Depois de dois dias de aprendizado com o nosso Merhy, temos bastante trabalho pela frente. Quando retornávamos com os companheiros, víamos a alegria e a motivação de todos, ao mesmo tempo as ideias surgindo para o trabalho a ser realizado. Temos a certeza, que foram dias de renovação e esperança, para o nosso Movimento Espírita.

Silvio Moreira, Presidente do Centro Espírita Dr. Leocádio – Paranaguá

 

Nossos momentos foram realmente especiais. A adequação do trabalho, a atmosfera de fraternidade e a confirmação de propósitos na divulgação do bem foram marcantes. Levo no coração o influxo amoroso deste Estado tão caro e na bagagem ideias e ânimo para seguir trabalhando “noutros pampas”.  Sigamos juntos na abençoada fileira e sejamos nós as cartas vivas do Evangelho.

Gabriel Nogueira Salum, da Federação Espírita do Estado do Rio Grande do Sul (FERGS)

Coordenadora do Setor de Comunicação Social Espírita da FEP

Assine a versão impressa
Leia também