Jornal Mundo Espírita

Julho de 2019 Número 1620 Ano 87

A Doutrina Espírita vencerá?

setembro/2009

Embora esteja há quase 2000 anos sob a inspiração do Senhor, o mundo não se reformou moralmente. O Bem ainda é uma opção rejeitada pela quase totalidade da família humana.

A Doutrina Espírita, como apelo final ao coração amargurado da criatura, precisa vencer.

Vencerá, se os espíritas meditarem mais em suas graves responsabilidades;

Vencerá, se os espíritas colocarem os interesses do Cristo acima dos seus;

Vencerá, se os espíritas forem leais aos programas de serviço que abraçaram;

Vencerá, se os espíritas se amarem e se instruírem tanto quanto recomendado pelo Espírito de Verdade;

Vencerá, se os espíritas derem mais importância ao trabalho do que aos cargos;

Vencerá, se os espíritas souberem sacrificar parte de seus interesses materiais na redução do pranto dos que estão à margem do caminho.

Em suma, vencerá, se os espíritas entenderem que o título de ESPÍRITA não representa um passaporte para a vida comum, mas a credencial do Céu para os que buscam construir uma nova humanidade sob a égide de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Humberto de Campos, sob o pseudônimo de irmão X, pelas mãos confiáveis de Chico Xavier, trouxe-nos impressionante página, sob o título “Consciência Espírita”, constante do livro “Cartas e Crônicas”, editado pela FEB. A página destaca a dor de Allan Kardec, que, quando desdobrado, foi levado às regiões inferiores e contemplou o sofrimento de espíritos ali estacionados. Comovido, indagou à entidade iluminada que o conduzia: quem seriam aqueles que ali estavam em situação tão aflitiva? A resposta foi:

– Temos junto de nós os que estavam no mundo plenamente educados quanto aos imperativos do Bem e da Verdade, e que fugiram deliberadamente da Verdade e do Bem, especialmente os cristãos infiéis de todas as épocas, perfeitos conhecedores da lição e do exemplo do Cristo e que se entregaram ao mal, por livre vontade…

Para eles, um novo berço na Terra é sempre mais difícil…

Assine a versão impressa
Leia também