Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

A ajuda vem de casa

junho/2008

O período infantil é excelente oportunidade para se transmitir o ensinamento espírita. É nessa fase que o espírito mais se encontra aberto às novas impressões e ensinamentos que recebe. E, como uma esponja, absorve aquilo que lhe transmitimos.

Família e Centro Espírita são os grandes responsáveis pela educação dos pequenos e dos jovens. Nas atividades da evangelização se completam os ensinamentos hauridos no Lar e, é no Lar que se demonstram as lições aprendidas na Casa Espírita. Logo, deve existir um constante intercâmbio entre pais e evangelizadores, a fim de que nada seja desperdiçado na obra da preparação de seres equilibrados, capazes de tornar mais harmoniosa a vida.

Mas, como os pais podem ajudar na sublime tarefa da evangelização?

Primeiramente compreendendo a importância do trabalho para a contribuição de uma melhora da Humanidade e entendendo que para se conseguir este objetivo, tem a Evangelização Espírita, um roteiro, um currículo preparado pelos trabalhadores do DIJ –  Departamento de Infância e Juventude –  que prevê a abordagem, dentre outros, de temas da atualidade e sua análise à luz da Doutrina Espírita.

Depois, encaminhando os filhos com disciplina e assiduidade às aulas de evangelização, motivando-os à freqüência e participação no Centro. Interessando-se e reforçando em casa, os conteúdos trabalhados pelo evangelizador.

A participação ativa em reuniões programadas pelo DIJ, para conhecer quem lhe ajuda na educação de seu filho, e a troca de informações, contribuem assim para um intercâmbio salutar muito útil na formação dos pequenos.

Além de dirigir os filhos, pequenos ou jovens, para o Centro, a também participação, e freqüência, se traduz em ação motivadora aos filhos, pois a palavra encontrará o exemplo onde se apoiar.

É bem verdade que é preciso uma boa dose de força de vontade, persistência e atenção – ação conjunta entre pais e evangelizadores – para se atingir o objetivo que se persegue, mas o resultado deste esforço será realmente compensador: uma Humanidade espiritualizada e equilibrada para enfrentar as dificuldades do amanhã.

 

Formação de evangelizadores no CEPE

 

Dando continuidade ao Curso para Formação de Evangelizadores, foi aplicado nos dias: 08 e 09 de maio, a segunda aula do módulo 1, cujo tema foi: O grande pedagogo da humanidade.

Sob a coordenação de Nelson Henrique Silva e Julio Machado, foram abordados vários aspectos da pedagogia de Jesus.

Em momentos de muita emoção, os participantes, cerca de 90 pessoas, tiveram oportunidade de trocar experiências e analisar diversas passagens da vida de Jesus onde essa pedagogia foi aplicada de forma exemplar.

O próximo módulo será nos dias 05 e 06 de Junho com o tema: A Evangelização e o Evangelizador.

Para inscrever-se gratuitamente é fácil. Basta ligar em horário comercial, para a Federação Espírita do Paraná – fone: 3223-6174.

Assine a versão impressa
Leia também