Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

7ª URE

Inter-Regional Noroeste recebe Sandra Borba

janeiro/2012

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Inter-Regional Noroeste realizou nas dependências da AMEM – Associação Espírita de Maringá, o 13º ENTRADESP – Encontro de Trabalhadores Espíritas.

Organizado pelas URE que compõem a Inter-Regional Noroeste – 7ª (Maringá), 8ª (Paranavaí), 9ª (Umuarama) e 11ª (Campo Mourão) – esta edição do ENTRADESP esteve sob a coordenação de Sandra Borba Pereira, trabalhadora do Movimento Espírita do Rio Grande do Norte.

A partir de 2010, este encontro passou por algumas alterações para melhor alcançar seus objetivos que são o de qualificar trabalhadores, assim como motivar e estimular o processo de unificação dentro dos nossos Centros Espíritas.

Nesta nova fase, a Inter-Regional conta com o trabalho de coordenação realizado por Alberto Almeida, do Pará, que coordenou a edição 2010 em Campo Mourão e que retornará no próximo ano para coordenar a 14ª edição, que acontecerá na cidade de Paranavaí.

Sandra Borba retornará em 2014.

Alternadamente, os dois coordenadores abordarão temáticas que as URE da Inter-Noroeste entendem ser necessárias para os trabalhadores da região.

Sandra Borba iniciou sua atividade no sábado à tarde, dia 3, com o tema “O trabalhador espírita na visão do Espírito Emmanuel”, utilizando mensagens da obra Vinha de Luz, psicografia de Chico Xavier.

A coordenadora foi apresentando aos participantes conceitos à luz do Evangelho sobre o real significado do que seja servir ao Cristo e ser um trabalhador no Centro Espírita, esclarecendo qual é a responsabilidade do trabalhador, as consequências de suas atitudes, comportamentos e condicionamentos que habitualmente encontramos entre os que se apresentam ao serviço.

No sábado à noite, a expositora fez palestra no auditório da AMEM para um público aproximado de 300 pessoas que acompanharam suas reflexões sobre o tema Educação dos Sentimentos.

Na exposição, Sandra utilizou-se em vários momentos de considerações apresentadas na obra Reflexões Pedagógicas à Luz do Evangelho, obra de sua autoria, onde nos apresenta a pedagogia do Cristo, aplicável ao processo de aprendizado do Espírito em qualquer período da história.

No domingo pela manhã a coordenadora deu continuidade ao estudo das mensagens de Emmanuel, encerrando o encontro por volta das 12h.

Nesta edição, o encontro reuniu em Maringá 150 trabalhadores das 4 URE que representaram quase duas dezenas de cidades da região, sendo que foi unânime a afirmação de que os conteúdos apresentados foram valiosos para o amadurecimento de cada um deles na tarefa que assumiram de trabalhar em prol do Movimento Espírita de nosso Estado.

Ao final do encontro, Alcides Batista, presidente da URE anfitriã, em nome de todos os demais presidentes e conselheiros da FEP presentes, agradeceu a Sandra Borba pelo trabalho realizado, desejando poder recebê-la em breve para novas atividades nesta região, uma vez que esta foi a primeira atividade de Sandra Borba em Maringá.

Da mesma forma, agradeceu à Federação Espírita do Paraná, representada pelo seu 1º Vice-presidente Luiz Henrique da Silva, pelo apoio recebido para a realização deste ENTRADESP.

Assine a versão impressa
Leia também