Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2019 Número 1623 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

7ª URE

IV jornada espírita

outubro/2008

Estabelecer ações que viabilizem uma maior divulgação dos compêndios da Doutrina Espírita, deve ser sempre proposta para todos que se sintam acalentados pelos postulados espíritas. Nesse ideal, a equipe de trabalhadores da 7ª. União Regional Espírita realizou a IV edição da Jornada Espírita da 7ª. URE, entre os dias 16 e 24 de agosto, no auditório da Associação Espírita de Maringá.

Sob vibrações de harmonia, promoveu-se o reencontro de espíritas de toda a região Noroeste do Paraná. O público ouviu atentamente e se emocionou nas exposições dos vários oradores convidados a proferir palestras durante o evento.  As temáticas desenvolvidas a cada exposição proporcionavam reflexões profundas a respeito dos mais variados assuntos que estimulam a nossa curiosidade, assim como, que ainda produzem apreensão em muitos de nós.

O expositor Reginaldo Araújo tratou da relação que deve ser estabelecida entre a humanidade e o planeta em que vivemos, demonstrando a necessidade de entender a proposta espírita para melhor nos harmonizarmos com o meio ambiente. Já o palestrante Luis Maurício Resende enfatizou a necessidade de conscientização sobre os compromissos e responsabilidades devidas para alcançarmos à felicidade em nossas vidas, assim como o verdadeiro sentido da felicidade.

Analisando texto da Revista Espírita sobre a educação moral infantil, Cosme Massi chamou atenção para o fato de que a conquista do êxito na tarefa de educarmos nossos filhos só será obtida a partir do entendimento do que é moral e do que é ética em nossas vidas.

A oradora Maria Helena Marcon tratou da trajetória iluminada do Espírito Joanna de Ângelis em algumas reencarnações conhecidas e também abordou o tema a percepção da ação de Deus em nossas vidas.

O exemplo do servidor de fé inquebrantável ficou a cargo de Carlos Augusto de São José, na palestra “Paulo: o apóstolo da fé”. Compreender o objetivo das dores e sofrimentos e suas consequências em nossas vidas foi a contribuição oferecida por Alan Archetti na palestra “Entendendo as Aflições”.  E Francisco Ferraz Batista abordou “Quatro Grandes Questões da Alma”, oferecendo expressivas reflexões sobre o bem e o mal, o significado da dor em nossas vidas, a lei da reencarnação e o livre-arbítrio.

Como em anos anteriores, o período de realização da Jornada Espírita foi motivador e expressivamente importante para o trabalho desenvolvido pela 7ª. URE e para a divulgação da Doutrina Espírita. Por meio de eventos como esse, se amplia  a divulgação do Espiritismo para o público em geral e se renovam os esforços dos freqüentadores que participam das diversas atividades desenvolvidas nas Casas Espíritas.

Finalizado o evento, compete à 7ª. URE estender seus agradecimentos a todos os participantes do evento, em especial aos expositores e a Federação Espírita do Paraná (FEP) pela participação e apoio oferecido.

Assine a versão impressa
Leia também