Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

7ª URE

O Espiritismo Responde – 20 anos

outubro/2014 - Por Equipe Editorial da URE

No mês de agosto de 1994, foi criado o programa televisivo, com o propósito de utilizar o potencial da comunicação massiva para levar a Doutrina Espírita à distância e a expressivo número de pessoas.

O formato de entrevistas com convidados do Movimento Espírita local, regional, estadual, nacional foi escolhido pela dinamicidade garantida à apresentação dos temas.

Desde sua criação, o programa vai ao ar aos sábados, às 8h, pela RTVMaringá, canal 10.Atualmente, pode ser visto também pelo Canal 9, a cabo, e pela Internet no site da AMEM, no endereço www.amemmaringa.com.br, e na TV Mundo Maior.

Lembra Lannes Csucsuly, o idealizador do programa vinculado à URE, que recebeu apoio inicial de amigo não espírita, ex-cliente do Banco do Estado, onde trabalhava, que se responsabilizou pelo pagamento dos primeiros seis meses do programa.

Depois, outros companheiros espíritas se somaram ao casal Lannes/Ivone para viabilizar a sua manutenção no ar. Hoje, são dezenove os contribuintes fixos. Além do que, para custear despesas técnicas e de veiculação, a equipe realiza eventos e conta com doações.

A apresentadora, desde o primeiro programa, é Abigair Ivone Csucsuly e seu primeiro entrevistado foi Alberto Almeida, que se encontrava pela região, realizando atividades.

Quando a RTV se transferiu de Sarandi para Maringá, o programa passou a ser gravado, começando aí a parceria com José Luiz de Souza, que se tornou o responsável pela parte técnica da gravação e edição.

No dia 16 de agosto, comemoração dos 20 anos, O Espiritismo responde ganhou  edição ao vivo, das 9h às 10h30, com vários entrevistados: Danilo Arruda da Luz, 2º vice-presidente da FEP, Alcidio Pereira, da Comunicação Social Espírita da AMEM, Maria Helena Marcon, da Comunicação Social Espírita da FEP, Gerson Luiz Tavares, palestrante espírita de Santa Catarina e Lannes Boljevac Csucsuly.

Vários companheiros se revezaram no atendimento às ligações telefônicas e as perguntas dos telespectadores se multiplicaram de tal forma que não puderam ser respondidas em sua totalidade, prometendo a apresentadora que, nos programas seguintes, todas seriam atendidas.

Plenamente exitosa a etapa comemorativa, a Equipe se prepara para prosseguir no seu propósito de divulgação fiel da Doutrina Espírita  e respeito a todas as religiões.

Foto: José Luiz de Souza

 

Assine a versão impressa
Leia também