Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

7ª – 8ª e 11ª UREs

Projetos da juventude espírita

janeiro/2016 - Por Eliana Meurer e Eliane Bernardo

Após a prévia das Juventudes Espíritas da Inter-Regional Noroeste, noticiada na edição anterior, na qual o enfoque foi Jesus e Ecologia, os jovens colocaram em prática alguns dos Projetos aventados, por eles mesmos, no transcorrer da prévia.

A Juventude Espírita de Colorado iniciou campanha de coleta de grampos de papel, envolvendo três escolas, três escritórios de contabilidade, a agência dos Correios e um Sindicato. A coleta, de responsabilidade dos próprios jovens, é semanal e a pretensão é transformar os grampos em objeto de arte.

Por sua vez, os jovens de Cianorte desenvolvem a campanha do banho mais curto (rápido) e o uso consciente da água para escovação dos dentes (um copo).

Em Paranavaí, os projetos envolvem o abastecimento dos seus automóveis  somente com álcool, colaborando para poluir menos o meio ambiente;  apagar as luzes dos cômodos vazios;  banhos mais curtos; captação de água da chuva para utilização em serviços como, por exemplo, lavagem das calçadas.

No Centro Espírita Allan Kardec (Cruzeiro do Sul), as salas foram etiquetadas (com orientações) convocando à economia de energia, água, recolhimento adequado de lixo e limpeza. Também foi revitalizada uma placa: adote um copo (na proposta da reeducação para a escovação dos dentes).

Foto: Acervo CEAC

Assine a versão impressa
Leia também