Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

outubro/2007

A Federação Espírita do Paraná – FEP completou 105 anos de existência no dia 24 de agosto. Para a comemoração de data tão relevante, numa homenagem aos trabalhadores da primeira hora, os que idealizaram a Federativa em horas pioneiras e todos os que se lhe seguiram em-pós, garantindo a continuidade do bom trabalho, a FEP organizou uma série de eventos.

No dia 25, sábado, pela manhã, na Sede Histórica da FEP, a Diretoria reuniu-se com os Presidentes das Uniões Regionais Espíritas e  suas equipes. Logo na abertura fez-se referência ao importante momento comemorativo e, na pauta de trabalho, apresentaram estatísticas e propostas de atividades em andamento, os Diretores  do Departamento de Orientação à Infância e Juventude, a Coordenação do Estudo da Doutrina Espírita e o Departamento Administrativo.

À tarde, aconteceu na Sede Administrativa da FEP, a reunião ordinária do Conselho Federativo Estadual. Com pauta longa, de interesse doutrinário especialmente, decidiu-se  a Agenda de Atividades FEP/URES a ser desenvolvida de setembro de 2007 a agosto de 2008, discutiram-se detalhes a respeito da realização do 9º Encontro Estadual Espírita do Interior do Paraná, entre tantos outros itens.

Para assinalar a data de forma mais significativa, foi feito o relançamento do CD Momento Espírita, volume 1. Com trilhas sonoras inéditas e totalmente regravado, apresenta-se como um produto novo.

À noite, no Teatro da FEP, convidadas as lideranças do Estado presentes desde a manhã, para as reuniões descritas e grande público, a data foi rememorada com homenagem ainda ao Sesquicentenário de O livro dos espíritos.

O Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia apresentou seletas músicas e os jovens do Setor de Artes da FEP dramatizaram O lançamento de O livro dos espíritos.

Servindo-se das anotações contidas na obra de Canuto Abreu O livro dos espíritos e sua tradição histórica e lendária, o grupo jovem apresentou, para uma plateia comovida, o que teria sido a pequena recepção ocorrida no apartamento de Allan Kardec, na noite de 18 de abril de 1857.

O diálogo de Kardec com Ermance Dufaux e, na sequência, a conversa das meninas Baudin, Ruth Japhet e Ermance Dufaux foi, com certeza, dos mais emocionantes momentos, merecendo, ao final, demorados aplausos.

No domingo, 26, no mesmo Teatro, com lotação quase completa, a partir das 9h da manhã foi realizado, por Cosme Massi, o Seminário com enfoque nas virtudes Tolerância, Prudência, Moderação.

Esse Seminário é o segundo de uma série de cinco, tendo se realizado o primeiro no mês de maio e nesse Cosme apresentou a tolerância como “ o respeito, a aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos.”

Enfim, “uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz.”

Referindo-se à prudência, reportou-se às anotações contidas no item 2 do cap. XXVIII de O Evangelho segundo o Espiritismo (“Dá-nos também a prudência, a previdência e a moderação, a fim de não perdermos o respectivo fruto.”) para afirmar que a prudência “é o que separa a ação do impulso, o herói do desmiolado.”

Finalizando, apresentou a moderação como essa “capacidade de permanecermos senhores dos nossos prazeres, em vez de seus escravos.”

O Seminário foi transmitido pela TVCEI, alcançando 20 países (incluindo-se Noruega, Japão, Israel), com 1.905 conexões, extrapolando assim as fronteiras nacionais e recebendo a FEP, posteriormente, algumas manifestações de gratidão pela transmissão.

O conteúdo total do seminário, que se encerrou às 12h30 está disponível em CD e DVD, na Livraria Mundo Espírita (televendas 41 – 3225.2739 ou www.livrariamundoespírita.com.br).

 

Direção                       Daniel Almeida

Figurino                      Jane Antunes

Iluminação                  Zezé

Narração                   João Edson Alves

Allan Kardec              Maycon Chaves

Amélie Boudet           Déborah Pondelec

Mme. Plainemaison    Maria Rabel

M. Dufaux                  Luiz Guilherme Campos

Mme. Dufaux             Maria Fernanda Campos

Ermance Dufaux        Karlla Almeida

M. Baudin                  Lucas Parolin

Mme. Baudin             Cynthia Almeida

Caroline Baudin         Maria Luiza Campos

Julie Baudin                Mariana Macedo

Ruth Japhet                Aline Tono

Assine a versão impressa
Leia também